fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de agosto de 2025

“Gulbenkian Empregar” vai apoiar mil jovens que não estudam, não trabalham, nem estão em formação

  • Iniciativa vai financiar projetos de qualificação e empregabilidade de jovens em situações de maior vulnerabilidade;

  • Apoio a projetos ascende a um total de dois milhões de euros;

  • Candidaturas decorrem até 15 de setembro.

 

A Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa “Gulbenkian Empregar”, vai apoiar jovens entre os 16 e os 34 anos que nem estudam, nem trabalham ou estão em formação (designados “nem-nem” ou NEET, na sigla em inglês), ou que se encontram em situações de emprego precário, pouco qualificado ou mal remunerado.

 

Através do financiamento de projetos inovadores, a iniciativa pretende reforçar a segurança financeira e melhorar as taxas e a qualidade do emprego entre os jovens mais vulneráveis.

 

Podem candidatar-se a esta iniciativa entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que liderem consórcios que podem incluir ONG, empresas, autarquias e outras instituições públicas relevantes, incluindo escolas, centros de emprego e de formação, das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, Algarve, e Regiões Autónomas.

 

Serão valorizados os projetos com carácter inovador, forte potencial de replicação, sustentabilidade a médio-longo prazo e qualidade e diversidade das parcerias envolvidas, bem como a participação da comunidade local no desenho, implementação e sustentabilidade de cada projeto.

 

Em 2024, 11 % dos jovens entre os 15 e os 29 anos na UE não trabalhavam, não estudavam nem seguiam qualquer formação. Em Portugal, a taxa de jovens NEET era inferior à média europeia, situando-se nos 8,7%. No entanto, é de salientar que o problema tem uma incidência particular em grupos vulneráveis (onde as taxas são muito superiores à média nacional) e em certas regiões do país (com destaque para as Regiões Autónomas e o Algarve), tornando necessária uma abordagem integrada e colaborativa, com projetos no terreno e envolvimento da comunidade.

 

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 15 de setembro em: https://gulbenkian.pt/apoios-lista/gulbenkian-empregar/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot