Assembleia da Povoação aprova Relatório da Prestação de Contas de 2022
A Assembleia Municipal da Povoação aprovou, por maioria, o Relatório de Contas do ano de 2022.
A atual dívida da Câmara da Povoação é de 3,4 milhões de euros. Registou-se uma redução de 708 mil euros face ao ano anterior e de 34,2 milhões de euros, quando comparada com o ano de 2009.
Em 2022 o Resultado Líquido do Exercício atingiu um valor positivo de 409 euros mil euros e a margem de endividamento do município ficou ainda mais folgada, chegando perto dos 6,2 milhões de euros.
Na Reunião da Assembleia, o Presidente da Câmara explicou que em 13 anos de gestão camarária foram investidos 562 mil euros na atribuição de bolsas de estudo para universitários. Em 2022, a bolsa de estudo, atingiu um valor anual de 750 euros, para cada aluno que frequentou o ensino superior.
Os Programas de Emprego também sofreram um grande investimento por parte da autarquia povoacense, designadamente mais de 6,6 milhões de euros, nos últimos 13 anos. O mesmo aconteceu com o apoio na aquisição de medicamentos aos idosos que, a partir de 2018, viram este apoio duplicado. Em 2023 as senhas no apoio à medicação voltaram a aumentar, passando de 10 para 15 euros por utente.
Em 13 anos foram transferidas verbas para as Juntas de Freguesia, através da Delegação de Competências, no valor superior a 1,9 milhões de euros e apoiadas as escolas do concelho, nomeadamente a EBS Povoação e a Escola Profissional, “numa aposta acertada na educação dos nossos jovens”, explicou Pedro Melo.
Pedro Melo relembrou ainda que, neste mesmo período de gestão camarária, não foram aumentados impostos e/ou taxas municipais; nem as tarifas da água e da recolha dos resíduos; nem o IMI que até sofreu uma redução para as famílias numerosas, variando de acordo com o número do agregado familiar.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
Sem comentários:
Enviar um comentário