- O que é o Dia Nacional do Guarda-Redes?
“O Dia Nacional do Guarda-Redes é uma iniciativa histórica e única em mais de um século de Desporto em Portugal.
Mais do que um marco, é a oportunidade para eternizar todos aqueles que se sujeitam ao papel de anti-herói no Futebol, Futsal, Andebol ou Hóquei em Patins. Os ditos "apaixonados pela baliza", pois como é passagem popular, "é preciso ser-se apaixonado para se ser guarda-redes" numa sociedade que vive do golo”.
Há semelhança de anos anteriores no dia 18 de dezembro, escolho sempre um jovem guarda-redes, para relembrar esta celebração alusiva ao referido dia 18 de dezembro, para que não caia no esquecimento e uma forma também de informar ou dar a conhecer á população, essencialmente desportiva, essa efeméride (celebração de um acontecimento ou facto importante). Contudo, para fazer parte dessa grande celebração pretendi este ano escolher esse jovem, atleta desportivo, nomeadamente futebolista na posição de Guarda-redes: Rui Lopes.
Um jovem de apenas 23 anos de idade, ainda com fortes potencialidades de desenvolvimento na categoria ou posição de guarda-redes. O jovem em causa, desde muito cedo/novinho mostrava já fortes possibilidades de vir a ser um bom guarda-redes, e digo isso porque conheci-lhe desde de tenra idade, e fiz questão de lhe dizer isso em tempos. Era um “menino” adolescente, que se empenhava muito para que um dia conseguisse atingir seus objetivos. Recordo-me de lhe dizer essencialmente num dos jogos vs juniores do Futebol Clube Vale Formoso, na Freguesia do Pico da Pedra, Terra Natal do mesmo, essencialmente em 25 de abril de 2016, se ele continuasse com os dotes demonstrados o que era já era bem visíveis pela maneira como se colocava dentro e fora de postes, mais tarde poderia ter fortes possibilidades de vir a ser um bom promissor guarda-redes. Todavia, aconteceu devido ao seu empenho, de grande luta, garra e com muita humildade, está a jogar num dos grandes clubes do nosso meio, ou seja, da nossa ilha: Futebol Clube Vale Formoso, da Freguesia de Furnas.
Não é difícil vermos jovens jogadores que se destacam desde o início da sua formação desportiva chamando assim muita atenção e tornando-se grandes promessas do nosso futebol. São muitos que andam por aí…
No entanto, neste dia 18 de dezembro, dia mundial dos guarda-redes, são estes os jogadores que se distinguem dos seus outros colegas, nomeadamente pela posição que ocupam. Além disso, são os mais criticados tanto pela positiva, como pela negativa, consoante à realização do jogo em si. Considero que são pessoas especiais, talentosas, humildes, porque a maior parte deles jogam com muita garra e dedicação, após um trabalho bem estudado de casa, ou seja, nos treinos, com determinação pelos seus ideais, porque tudo na vida há um sonho, ou um objetivo e o que se consegue com esforço é mais reconhecido e valorizado. Felicidades e muitos parabéns aos guarda-redes, desejando êxitos desportivos futuros, em prol da sua realização pessoal.
“E porquê o dia 18 de dezembro? A resposta é simples e... eficaz. A data celebra o 95.º aniversário da estreia de Carlos Guimarães pela seleção portuguesa, que debutou no primeiro jogo de sempre da seleção Portuguesa há 95 anos, na derrota por 3-1 frente à Espanha em 1921.
O primeiro guarda-redes que fez história pela equipa das quinas e que construiu um legado depois continuado por nomes como "Alberto da Costa Pereira e Manuel Bento, passando por Vítor Damas, Vítor Baía, Ricardo”… entre outros".
18 de dezembro de 2022
Um abraço, força!
João Costa Bril.
Sem comentários:
Enviar um comentário