João Cordeiro |
Inserido nas comemorações do programa do 183º Aniversário do Município da Povoação, João Cordeiro lançou na passada sexta-feira, 1 de julho, no salão nobre dos Paços do Concelho, o seu mais recente livro, intitulado “Atores Políticos e Sociais da Povoação”.
A apresentação da obra, editada pela Câmara Municipal da Povoação, ficou a cargo de José Luís Amaral, Professor e ilustre povoacense, enquanto o prefácio foi da responsabilidade de Luís Vieira Andrade, Professor Universitário.
O objeto de estudo deste novo livro centrou-se nos órgãos autárquicos locais, designadamente a Câmara Municipal da Povoação e a sua Assembleia Municipal, as Juntas de Freguesia de Água Retorta, do Faial da Terra, de Furnas, de Nossa Senhora dos Remédios, da Povoação, da Ribeira Quente, e ainda a Cooperativa Celeiro da Terra, a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros e a Santa Casa da Misericórdia da Povoação. O intuito do trabalho teve por base homenagear as mais de 500 personalidades que participaram e integraram os órgãos autárquicos municipais e de freguesia, no período de 1976 a 2021, assim como em instituições particulares de solidariedade social desde a sua criação, como as já acima referidas.
Pedro Nuno Melo |
O Presidente da Câmara, Pedro Melo, elogiou o autor pela iniciativa e saudou “todos os que, enquanto atores políticos e sociais no nosso Concelho, se dignaram dedicar parte das suas vidas à sua comunidade, não só os que aqui são referenciados, mas todos aqueles que continuam a demonstrar empenho e disponibilidade para servir, e que integram os órgãos das várias instituições deste concelho”.
O autarca enfatizou que “são as forças políticas e sociais que dão forma à dinâmica de tomada de decisões que produzem resultados, estimulando os cidadãos comuns como atores coletivos da sociedade civil na participação na vida pública”.
Pedro Melo terminou o seu discurso “fazendo votos para que além do registo histórico que esta obra constitui, seja também um exemplo e incentivo às novas gerações para uma maior intervenção cívica, principalmente dos nossos jovens, a qual poderá manifestar-se através da participação nas instituições locais, mas também pela participação na gestão autárquica, incentivando-se assim o sentimento de pertença à comunidade numa relevante demonstração do exercício de cidadania”.
João Manuel Medeiros Vieira Cordeiro nasceu na Povoação em 1949. É licenciado em Sociologia e Mestre em Ciências Sociais na Área de Especialização em Família, Envelhecimento e Políticas Sociais, pela Universidade dos Açores, e além da atividade profissional que exerceu foi também uma figura que integrou e ainda faz parte de algumas instituições públicas concelhias. “Atores Políticos e Sociais da Povoação” é o sexto livro deste autor que já tem publicadas as obras “A Costa da Povoação, de 2011”, “Era Assim no Campo - Meados do Século XX, de 2015”, “Paraíso da Ilha, de 2017”, “Missão em Angola - Companhia de Caçadores 3368, de 2019” e “Gente do Mesmo Mar, de 2019”.
Ver mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=municipiodapovoacao&set=a.6025874080762696
Sem comentários:
Enviar um comentário