O vice-presidente do Governo socialista dos Açores, Sérgio Ávila, rejeitou esta segunda-feira que o Executivo açoriano esteja “desaparecido”, assegurando que “está em combate” na defesa da autonomia e contra o desemprego, numa resposta a críticas do PSD.
“O Governo não está desaparecido, mas está efectivamente em combate (…). Num combate muito sério a favor da nossa autonomia, combatendo todos aqueles que põem em causa a nossa autonomia, que estão a pôr em causa os interesses dos Açores”, afirmou, defendendo que o PSD deveria ser “um aliado” do Executivo para “ajudar nesse combate” e não de “quem tenta separar, criar condições para desunir os açorianos”.
Sérgio Ávila falava aos jornalistas em Santa Cruz da Graciosa, ilha que o Governo dos Açores visita até quarta-feira cumprindo o Estatuto Político administrativo da região.
O vice-presidente do Executivo Regional considerou “extraordinário" que o PSD/Açores "acuse o Governo de estar desaparecido quando o Governo, no espaço de 15 dias, está a efectuar a sua segunda visita estatutária, em contacto com as populações”.
“Efectivamente, numa parte tem razão. O Governo está em combate”, insistiu, referindo que o Executivo está também “em combate” contra o desemprego, algo “que infelizmente não tem tido a participação activa do PSD”.
Para Sérgio Ávila, a “única proposta” que o PSD fez “em termos de políticas de emprego” foi entregar na Assembleia Legislativa Regional uma iniciativa, que está em debate, que é “uma cópia”, “uma cábula” do programa Recuperar, já implementado pelo Governo da Região.
Assim, considerou, “apesar de solicitado”, o PSD não deu “qualquer contributo válido” para “a aposta” na promoção da empregabilidade, no âmbito da preparação da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade, apresentada já nesta legislatura, que arrancou em Novembro de 2012.
Quanto à alteração ao Plano e Orçamento dos Açores para 2013 aprovada por iniciativa do PSD, Sérgio Ávila sublinhou que se trata de “um reforço da dotação para os programas de emprego”.
O vice-presidente do Governo Regional insistiu que “era muito importante” e que o Executivo gostaria “muito” de ter a “participação activa e concreta” do PSD na definição destas políticas.
O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, acusou hoje o Governo Regional (PS) de andar "desaparecido em combate" e de concentrar as suas "energias" nas críticas ao Governo da República, em vez de governar a Região.
Em declarações à agência Lusa, no início das jornadas parlamentares do PSD, que hoje tiveram início na ilha do Pico subordinadas ao tema do "emprego jovem", o líder social-democrata lamentou que tenha de ser o seu partido a "substituir-se" ao Governo no combate ao desemprego entre os jovens, que ultrapassa os 40% no arquipélago.
Duarte Freitas afirmou que a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou, durante o debate sobre o Plano e Orçamento para 2013, uma proposta do PSD, no sentido da promoção de auto-emprego entre os jovens açorianos, mas que o Governo Regional ainda não colocou em prática.
Fonte: Notícias ao Minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário