fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ERMELINDO ÁVILA PAI DO PRESIDENTE DA CÂMARA M. DA POVOAÇÃO CELEBRA HOJE 100 ANOS DE VIDA

O Escritor e Historiador picoense Ermelindo Ávila, Comendador da Ordem de Mérito, pai do Presidente da Câmara Municipal da Povoação Carlos Ávila, celebra hoje 100 anos de vida.

Autor de mais de três dezenas de livros sobre a história e dos costumes socioculturais da ilha e das gentes do Pico, e dando sempre grande destaque ao fenómeno da baleação, Ermelindo Ávila, Sócio Fundador da Sociedade de Língua Portuguesa, foi, entre 1938 e 1954, editor do Jornal “O DEVER”, onde iniciou a sua colaboração jornalística em 1932.

Nascido a 18 de Setembro de 1915, e tendo exercido, entre outras funções, a de Presidente de Câmara das Lajes do Pico (onde nasceu), Ermelindo Ávila foi correspondente do Jornal “O Século” e do “Diário de Notícias”, de Lisboa, tendo ainda colaborado muitos anos nos jornais “Correio da Horta”, “A União”, “Correio dos Açores”, bem como na revista “Açorianíssima”, no “Rádio Clube de Angra” e no “Emissor Regional – RDP”.

Atualmente, mantém a sua crónica semanal no Jornal “O DEVER”, sendo os seus escritos repercutidos em diversos órgãos de imprensa escrita e radiofónica, não só em Portugal como no estrangeiro, junto das comunidades imigrantes.

Um Olhar Povoacense endereça-o Muitos Parabéns, que esta bonita e marcante data se repita por muitos e longos anos, sempre acompanhados de muitas alegrias, muitos escritos e principalmente saúde.

Museu do Pico acolhe lançamento do livro "A Terra e o Mar - Crónicas do Meu Sentir", de Ermelindo Ávila

O Museu do Pico e a Editora Companhia das Ilhas promovem o lançamento público do livro A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir, de Ermelindo Ávila, amanhã dia 19 de Setembro, pelas 17:00h, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Este último trabalho realizado pelo distinto autor contará com a apresentação do Professor Doutor Ermelindo Peixoto, da Universidade dos Açores.

Ermelindo Ávila, uma figura da cultura açoriana, nasceu na Vila das Lajes do Pico, a 18 de Setembro de 1915. O escritor, investigador e jornalista, como ele próprio se designa, exerceu na sua centenária vida vários cargos de relevo, tendo sido homenageado com diversas distinções oficiais.

Esta obra vem juntar-se ao currículo dos vários livros e inúmeros artigos publicados, sempre com a chancela da história, da cultura e das vivências locais.

Apresentação

A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir vem na sequência de obras suas como Figuras & Factos (1993 e 2005) e Crónicas da Minha Ilha (1995 e 2002). «São crónicas escritas com prazer e entusiasmo, com o espírito de missão de quem sabe que o desenvolvimento dos povos é feito de avanços e recuos e, sobretudo, com valentia e persistência.» (José Gabriel Ávila)

Excerto

O Castelete é sobretudo a sentinela avançada que protege a vila das Lajes das tempestades marítimas e, por outro lado, empresta beleza panorâmica ao burgo. Só as nuvens, no Inverno, nos privam do gozo diário deste amplo ambiente. Todavia, poucos reparam nesta beleza panorâmica que nos rodeia. No entanto, para nós que na vila habitamos, é um regalo contemplar, principalmente em dias de Primavera e Verão, estes acidentes geográficos que a natureza nos oferece. E isso nos basta para amenizar o nosso secular isolamento, cada vez mais acentuado...

Ermelindo Ávila

Ermelindo Ávila nasceu na Vila das Lajes do Pico, Ilha do Pico, Açores, a 18 de Setembro de 1915.

É um dos mais proeminentes cidadãos lajenses. Desempenhou na sua centenária vida vários cargos públicos de relevo, tendo sido homenageado com a Comenda da Ordem de Mérito e várias outras distinções oficiais.

É um nome incontornável da cultura açoriana, com quase três dezenas de livros publicados e um sem número de artigos dispersos nos mais importantes órgãos da imprensa local e regional, nas áreas da história, etnografia e cultura locais.

Ficha técnica

Género: Crónica (Açores)
Ano: 2015
Número de edição: 60
Coleção Terra
Açoriana 004 | Série
Especial 003
ISBN: 978-989-8592-87-3
Dimensões: 14x22 cm
Nº de páginas: 152
PVP: 14,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot