As
equipas vencedoras do 5.º Concurso Regional IdeiAçores participam, entre hoje e
sexta-feira, numa Missão de Empreendedorismo que se realiza em Lisboa e visa
dar a conhecer diferentes realidades e enriquecer os conhecimentos dos
participantes.
Esta
Missão integra duas componentes, sendo uma pedagógica e empreendedora, na qual
as equipas terão a oportunidade de contactar com empreendedores locais,
universidades e incubadoras de empresas, e outra cultural, que permitirá aos
participantes visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade de
Lisboa.
Este
ano, ao nível do 2.º Ciclo, venceu a
equipa da Escola Básica 1,2,3/ JI das Furnas, que apresentou o projeto
“Vulcamélia”, uma ideia de negócio para a produção de sabonetes feitos de
glicerina, camélias e argila da Caldeira de Pêro Botelho.
A
equipa da Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe conquistou o primeiro
lugar ao nível do 3.º Ciclo com a “Máquina de Cortar Isco”, que visa reduzir as
horas despendidas para o corte do isco e aumentar a higiene e segurança no
trabalho.
Os
alunos da Escola Profissional do Pico foram os vencedores no nível do Ensino
Secundário/ Profissional com o projeto “UME - Unidade Móvel de Engarrafamento”,
uma ideia de negócio que consiste no engarrafamento de vinho (garrafa e caixa
Bag-in-Box) no local de produção, através de uma unidade móvel equipada com
enxaguadora, enchedora, rolhadora, capsuladora e rotuladora.
O
Concurso Regional IdeiAçores, que decorreu entre 27 e 29 de maio, no âmbito do
programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, é uma iniciativa do
Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação,
contando ainda com a participação da Sociedade para o Desenvolvimento
Empresarial dos Açores (SDEA) e da GesEntrepreneur, empresa especializada em
Educação em Empreendedorismo, que elaborou o pacote didático de todo o projeto.
O
programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, aplicado às escolas
dos Açores, visa, entre outros objetivos, incentivar a adoção de espírito de
iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita
através do ensino tradicional.
Texto:
GaCS/DRJ
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