A Assembleia Municipal da Povoação aprovou, por maioria, no dia 20 de dezembro, o Orçamento para 2025, com um valor global de 12,3 milhões de euros. “Este é o maior Orçamento que temos ao dispor para mais investimentos no concelho”, referiu o Presidente da Câmara, Pedro Nuno Melo, acrescentando que pela 16ª vez o executivo PS não aumentará taxas, impostos e serviços aos munícipes.
A receita corrente possui o valor de 8,7 milhões de euros, sendo que a despesa corrente ascende a 6,9 milhões. Pode verificar-se que a receita corrente é superior à despesa corrente no valor de 1,7 milhões de euros. Já a receita de capital apresenta o valor de 3,6 milhões de euros, sendo que a despesa da mesma natureza ascende a 5,3 milhões.
O Plano Plurianual de Investimentos para o ano de 2025 apresenta o valor definido de 2,9 milhões de euros. Neste valor estão inclusas as obras financiadas pelo PO2030 no total de 325 mil euros, nomeadamente a Requalificação do Miradouro do Lombo do Milhos e a Requalificação do Largo da Estrela, ambas nas Furnas, no valor de 125 mil euros cada e a Requalificação da Praceta de Nossa Senhora da Graça, no Faial da Terra, no valor de 75 mil euros.
Neste Plano de Investimentos estão também incluídas as obras financiadas pelo PRORURAL no valor de quase um milhão de euros como são o exemplo da aquisição de equipamentos para edifícios escolares do 1º ciclo do ensino básico (232 mil euros); a construção de campos de “padel” na freguesia de Povoação e de Furnas (208 mil euros); aquisição de uma viatura de apoio aos serviços sociais do município (40 mil euros); aquisição de equipamentos para a proteção civil municipal (360 mil euros) e aquisição de mobiliário urbano e sinalética do concelho (156 mil euros).
Com receitas próprias, a autarquia possuirá perto de 1,4 milhões de euros para concluir e dar execução a projetos e várias obras no município com destaque para a requalificação do campo de jogos da Lomba do Botão; o Karaté e clube de motards; a iluminação no campo de jogos de Furnas; a intervenção na ponte sita entre a Rua Eng. Clemente Soares e Rua de Santana – Furnas; as intervenções na Lagoa das Furnas; a rede viária do concelho; o parque de merendas da Ribeira Quente; a construção de piscina na freguesia de Água Retorta; o estudo de requalificação da estrada de acesso à Lomba do Pomar; o estudo de requalificação do caminho das Eras – Faial da Terra; o projeto de construção de skatepark.
O Orçamento votado por maioria na Assembleia Municipal para 2025 continua a apoiar aos jovens casais que pretendam adquirir/construir ou reabilitar as suas habitações no valor de 7.500 euros. Continuará igualmente a apoiar as obras com processo de licenciamento com 1000 euros e o mesmo se aplicará para os apoios com pequenas obras de melhoramentos nas habitações cujo apoio é de 750 euros.
Os jovens universitários continuarão a ter as suas bolsas de estudo no valor de mil euros anuais; os idosos, com as senhas de saúde; as famílias carenciadas e os programas ocupacionais abrangidos por apoios disponíveis.
O Plano e Orçamento contemplará, para além de um leque de atividades culturais, desportivas, recreativas e de promoção turística, um aumento do subsídio às várias instituições e clubes desportivos do concelho. Por exemplo, as Filarmónicas passarão a ter 6.250 euros de apoio anual mais 10 mil euros para aquisição de fardamento e os grupos Folclóricos 3.125 euros, respetivamente. A Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros receberá 36 mil euros.
Na Assembleia Municipal, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho da Povoação, constatou-se ainda que a cooperação com as Juntas de Freguesia continuará estreita e firme com o apoio às delegações de competências, que ultrapassará os 300 mil euros.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
Sem comentários:
Enviar um comentário