fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

V ATLAS DO PRIOLO: DE 22 A 26 DE JUNHO VAMOS CONTAR TODOS OS PRIOLOS DO MUNDO

A quinta edição do Atlas do Priolo realiza-se entre 22 e 26 de junho e as inscrições para voluntários já estão abertas. O principal objetivo é atualizar a estimativa populacional do priolo (Pyrrhula murina), avaliar a sua tendência populacional e analisar o padrão de distribuição espacial desta espécie que só existe nos Açores


"O objetivo do Atlas é obter uma verdadeira "fotografia" instantânea da população mundial de priolos, uma vez que esta espécie existe apenas nesta pequena área do planeta, tornando esta iniciativa única e pouco comum mesmo a nível mundial", afirma Tarso Costa, Técnico da SPEA e responsável pelo Atlas. 


O priolo, ave que apenas existe na zona este da ilha de São Miguel, já esteve à beira da extinção, mas foi salvo pelas ações da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que ao longo de vários anos recuperou a floresta Laurissilva e criou condições para que esta ave recuperasse. Atualmente a população da espécie está estável com cerca de 1000 priolos. Para monitorizar o estado da espécie, a SPEA organiza o Atlas do Priolo desde 2008, como forma de obter uma estimativa fidedigna de quantos priolos há.  

O Atlas do Priolo assenta na participação de um elevado número de voluntários, o que permite recolher registos em toda a área de distribuição da espécie numa única manhã. Para garantir a qualidade dos dados, os voluntários recebem formação prévia nos três dias anteriores à contagem. 


A SPEA assegura o alojamento (em regime de acantonamento), transporte e alimentação em São Miguel durante o período do Atlas, pelo que os participantes só precisam assegurar a sua deslocação até à Ilha de São Miguel, Açores. 


Este é um projeto de ciência cidadã, que promove a literacia e a educação ambiental, o voluntariado e a divulgação científica, sendo igualmente essencial para acompanhar a evolução da população de priolos e obter informação fundamental para a planificação de medidas de conservação desta espécie em perigo

Esta iniciativa decorre de quatro em quatro anos, com exceção do período da pandemia, que obrigou ao adiamento do IV Atlas do Priolo por dois anos consecutivos. À semelhança das edições anteriores, o V Atlas do Priolo decorrerá no final do mês de junho e contará com a participação prevista de cerca de 50 voluntários. 

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 6 de abril.  

Mais informações disponíveis em: www.centropriolo.com/v-atlas-do-priolo 


Venha ajudar a contar todos os priolos do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot