O mais recente álbum de Viola da Terra do músico Açoriano Rafael Carvalho, “A Teia da Viola”, está agora disponível nas plataformas digitais. Este é o 10.º álbum a solo deste professor e compositor Açoriano, e foi apresentado a 11 de Julho na Ribeira Quente, a Terra Natal do músico.
Na apresentação do álbum foi referido esse importante percurso de Rafael Carvalho, quer na composição de originais para a Viola da Terra, quer na produção de eventos que trouxeram novas dinâmicas para a mesma. Em paralelo, relembrou-se a contínua luta no ensino, iniciado na Escola de Violas da Ribeira Quente, mas que o levou à leccionação e estruturação do curso curricular do instrumento no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Esta “Teia da Viola” reflecte uma viagem e visão pessoal pelos sons da Viola da Terra, só possível com as colaborações, aprendizagens e inspirações de 30 anos de amizades e com o privilégio de viver nestas Ilhas de Bruma.
Com 10 originais para Viola da Terra, o músico celebrou desta forma 30 anos do início da sua aprendizagem do instrumento, com o Mestre Carlos Quental, tendo neste momento mais de 40 originais editados para a Viola de dois Corações.
Rafael Carvalho disponibiliza, desse modo, nas plataformas de streaming, o seu 10.º álbum a solo, depois de “Origens”, “Paralelo 38”, “Relheiras”, “9 Ilhas 2 Corações”, “Um Natal à Viola”, “Cordas do Mundo”, “10 Anos de Origens”, “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres” e “Ao Toque do Polegar”. Editou, ainda, em edição de autor, a trilogia do seu “Método para Viola da Terra”, material pedagógico que tem sido utilizado por outros professores de Viola de Arame no país, ou ainda por músicos em vários partes do mundo, com especial incidência nas comunidades açorianas.
O músico mantém ainda o seu canal youtube.com/@carvalhorafa1980, onde já disponibilizou mais de 1700 vídeos, com uma quantidade de conteúdos pedagógicos, registos de eventos e videoclipes oficiais que são muito visitados e que têm auxiliado muita gente a iniciar a sua aprendizagem da nossa Viola.
Apesar de uma grande actividade ligada ao ensino e produção de eventos Rafael Carvalho assume a vontade de regressar em 2026 com mais um álbum a solo, com mais originais e mais colaborações inéditas.






Sem comentários:
Enviar um comentário