O Músico Açoriano Rafael Carvalho apresenta o seu mais recente original para Viola da Terra intitulado “A Teia da Viola”. Este single irá integrar o seu próximo álbum, a ser apresentado no Verão, que contará com 10 originais para Viola da Terra e numa celebração de 30 anos do início da sua aprendizagem do instrumento.
“A Teia da Viola” conta com a participação especial do músico Chico Lobo, de Minas Gerais, com a Viola Caipira e Voz, num dueto com a Viola da Terra. É o primeiro original com música e letra que Rafael Carvalho apresenta nos seus álbuns, numa letra de Sílvia Silveira, que retrata o percurso de alguém que se deixa enfeitiçar pelo som, cheiro, mística da Viola e que, a partir daí, lhe dedica o seu percurso de vida.
O convite ao músico Brasileiro Chico Lobo vem de uma amizade de longos anos, tendo Chico Lobo participado em duas edições do Festival Violas do Atlântico com a sua Viola Caipira e, ainda, no II Festival Internacional de Violas de Arame em 2010, que decorreu em São Miguel. Tendo em conta o conteúdo e essência da letra, a mesma pedia essa interpretação e conjugação das sonoridades ligadas ao universo musical da Viola no Brasil.
A gravação da Viola Caipira e Voz decorreu no Estúdio RG, Belo Horizonte, por Ricardo Gomes e da Viola da Terra no CuboX, por Luís Xavier, responsável ainda pela mixagem e masterização. A música está agora disponível nas plataformas digitais, desde spotify, YouTube, iTunes, entre outras, para quem desejar ouvir, bem como nas redes sociais do músico em facebook.com/RafaelCarvalhoAcores.
O ano de 2025 trará, desse modo, o 10.º álbum a solo do músico e professor Açoriano, natural da Ribeira Quente, que conta com um percurso de vida de 3 décadas dedicado à Viola da Terra, quer no ensino e formação, quer nas edições em Livros e CDS e ainda na produção de eventos de dinamização da nossa Viola.
Rafael Carvalho conta com 9 álbuns a solo editados, 2 álbuns em duo e 2 álbuns em trio, para além de mais de duas dezenas de participações musicais como convidado em diversos álbuns ou singles. Editou, ainda, 3 livros do seu “Método para Viola da Terra”, fruto do seu trabalho de leccionação e estruturação do curso curricular de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo ainda editado, em 2021, o livro “Viola da Terra – Crónicas”.
Em Fevereiro de 2025 o músico foi homenageado pelo Rotary Club de Ponta Delgada, conjuntamente com o Luthier Hugo Raposo, como Profissional do Ano de 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário