fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

CONCERTO 'ENTRE VAPORES E MELODIAS' ASSINALA OS 160 ANOS DE HARMÓNICA FURNENSE NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ALEGRIA

Harmónica Furnense

Para celebrar os 160 anos de existência, a Sociedade Musical Harmónica Furnense, a mais antiga do Concelho da Povoação, realizará, no dia 23 de novembro, pelas 20h30, um concerto, intitulado 'Entre Vapores e Melodias', na Igreja Nossa Senhora da Alegria, nas Furnas, sob a direção artística de Jéssica Medeiros.

A Harmónica Furnense, que assinalou, no dia 1 de outubro, o seu 160º aniversário, conta com 23 elementos, a maior parte jovens. Segundo Daniel Bulhões, Vice-Presidente da Direção, “a nossa prioridade é manter a atual geração motivada para dar continuidade a este percurso, que nos remete para muitos desafios, e que nos orgulha e motiva a fazer mais e melhor em prol da cultura musical”.

O mesmo referiu que “o concerto de sábado é produto do trabalho que tem vindo a ser realizado no último mês, com uma enorme cooperação entre formadores e músicos, assim como o apoio logístico prestado por parte da nossa direção. Acreditamos que o resultado final será muito gratificante”.

Harmónica Furnense

No concerto que assinalará os 160 anos de vida da banda das Furnas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Alegria, “serão abordados temas bastante diversificados e desafiantes para os músicos, de modo a sair um pouco daquilo que estão habituados. O objetivo é honrar os nossos antepassados com uma enorme visão sobre o futuro”, concluiu, o Vice-Presidente, Daniel Bulhões.

A Sociedade Musical Harmónica Furnense foi fundada por José Ferreira Seridónio e pelo Marquês da Praia e Monforte, em 1864, possuindo, assim, o título da mais antiga banda do município da Povoação e uma das mais antigas, em atividade, de São Miguel.

Ao longo do seu historial foram três os trabalhos editados. O primeiro foi na década de 70, o segundo na década de 80 e o terceiro já em 2004; uma recompilação para CD dos dois trabalhos anteriormente realizados.

Presentemente, são 23 os executantes que variam entre as faixas etárias dos 10 e os 59 anos de idade. José dos Santos Medeiros é o Maestro da Harmónica Furnense, desde 2010, que acumula as funções de Presidente da Direção, desde 2014.  É uma banda totalmente renovada, composta por 95% de jovens.

A sua extensa caminhada de atuações enche de orgulho a população local, pois a Harmónica Furnense alcançou, no percurso da sua história, diversos méritos e prémios, de entre os quais se destaca o primeiro lugar no Certame de Filarmónicas Micaelenses. Mas as suas apresentações públicas vão para além das habituais participações nas festas religiosas da Freguesia, do Concelho e da Ilha. A Harmónica Furnense já se deslocou a várias ilhas do arquipélago açoriano e à Madeira, atuando na XVI Semana Gastronómica do Machico. Já foi também a Fall River, onde participou nas Festas do Espírito Santo, realizadas por emigrantes e, em 2023, foi convidada pela Orquestra Harmonie La Renaissance para participar num intercâmbio sociocultural em Paris, França. Este evento promoveu a cultura musical das Furnas e dos Açores, através de três concertos de grande destaque: - Jardin du Luxembourg -Théâtre Traversière -Parc Montsouris. Esta iniciativa não só reforçou os laços culturais entre Furnas e Paris, como também evidenciou a riqueza musical açoriana num prestigiado palco europeu.

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot