A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dá nota pública dos resultados da operação de transporte de passageiros para o Vulcão do Fogo ('shuttle' da Lagoa do Fogo) no verão de 2024, destacando o crescimento registado em relação a 2023 e a evolução positiva de todo o sistema.
O serviço, que visa promover um acesso sustentável e ordenado a uma das mais icónicas paisagens dos Açores, esteve em funcionamento diariamente, de 15 de junho a 30 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00.
Durante este período, foram vendidos 52.763 bilhetes, um aumento de 3,8% face ao ano anterior.
Desde o início do serviço, em 2023, o 'shuttle' da Lagoa do Fogo já contabiliza um total de 103.599 bilhetes vendidos, comprovando a sua eficácia na gestão do fluxo turístico e no apoio à preservação ambiental desta área protegida, bem como demonstrando a adequação do dimensionamento do serviço oferecido.
A procura por bilhetes regulares (ou seja, por não residentes) aumentou 5,4%, enquanto a procura de bilhetes por residentes, que se mantêm gratuitos, reduziu 43,9%. De recordar que os veículos de residentes mantêm igualmente a possibilidade de circulação na estrada regional sem qualquer custo associado. Comprova-se, assim, a pertinência do serviço para os visitantes e a oportunidade de escolha por parte dos residentes.
O mês de agosto registou a maior afluência ao serviço em 2024, com 17.530 bilhetes vendidos, o que representa um crescimento de 3,1% em relação a agosto de 2023. O dia 8 de agosto destacou-se como o de maior procura, com um pico de 1.180 bilhetes vendidos. Em contraste, o dia 30 de setembro foi o de menor afluência, com apenas 55 bilhetes emitidos, sinalizando o final do serviço e da época alta do turismo. Em média, na operação de 2024, foram vendidos 489 bilhetes para utilização do 'shuttle'.
Os sábados e domingos continuaram a ser os dias de maior afluência, enquanto as terças-feiras registaram a menor procura. No que toca a horários, o intervalo das 10h00 às 12h00 concentrou o maior número de visitantes, ao passo que o final da tarde, entre as 17h00 e as 19h00, registou a menor afluência, evidenciando a preferência por visitas matinais à Lagoa do Fogo.
O serviço tem desempenhado um papel relevante na proteção desta área sensível, ao disciplinar os fluxos turísticos ao local e ao mitigar o impacto ambiental do turismo.
Como parte do compromisso da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas com a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, o 'shuttle' da Lagoa do Fogo reforça as boas práticas de mobilidade sustentável e contribui ativamente para a certificação do destino como um local de turismo responsável e de excelência ambiental.
A implementação deste serviço não apenas promove um modelo de transporte que reduz a pegada ecológica na Região, como também estimula a consciencialização dos visitantes sobre a importância da preservação ambiental e da proteção das áreas naturais.
Ao integrar a Cartilha de Sustentabilidade, a operação apoia a conservação da biodiversidade local, reduzindo o tráfego rodoviário e as emissões de carbono, garante um equilíbrio entre a valorização do património natural e a experiência turística, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de visita segura, tranquila e organizada tanto para residentes como para turistas.
Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, sublinha a importância do serviço.
“Os resultados de 2024 refletem o sucesso do nosso compromisso com um turismo equilibrado e uma mobilidade sustentável que respeita o meio ambiente e a segurança dos visitantes. Cumprimos com o nosso compromisso e meta inscritos no plano de ação da Cartilha da Sustentabilidade de transportar pelo menos 50 mil passageiros, por ano, através do serviço de 'shuttle'. Continuaremos a trabalhar para aprimorar este serviço, promovendo a Lagoa do Fogo como um exemplo de visitação de excelência, sustentável e acessível a todos", sublinha.
Governo dos Açores | Foto:
SRAAC
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