Aos 26 dias do mês de dezembro de 2023, aos 103 anos de idade, faleceu a Povoacense Maria de Medeiros Furtado, natural da freguesia de Povoação, Concelho de Povoação, viúva de Albano Ferreira Amaral, filha de Joaquim Furtado e de Angelina Medeiros.
Estimada mãe de 4 filhos, Mário Jorge Furtado Amaral, Altino Furtado Amaral, João de Deus Furtado Amaral e Carlos Alberto Furtado Amaral. Deixa 7 netos, Fúlvio, Doris, Silvio, Paula, Rui Filipe, Jason e José Luís. Deixa ainda 3 bisnetos Jonhnathan, Olívia e Dalila.
São seus irmãos Manuel Furtado, Mariano Furtado, Humberto Furtado, Luciano Furtado, José Furtado e Joaquim Furtado (todos já falecidos).
A cidadã Povoacense que hoje nos deixa rumo a Deus Pai, era mais conhecida entre a nossa comunidade por Maria da Trindade, era moradora no Pé do Salto, Vila da Povoação, e atualmente era utente da Santa Casa da Misericórdia da Povoação.
No seu percurso de vida, 103 anos, celebrados com muita alegria em maio deste ano, nem sempre teve uma vida fácil, pois teve de cuidar dos seus pais doentes e dos filhos pequenos. Não foi fácil, mas a Sr.ª Trindade (assim era conhecida) sempre teve forças para lutar e ir em frente. Os momentos bons também vieram principalmente com o casamento dos filhos e nascimento dos sete netos de seus nomes Fulvio, Doris, Silvio, Paula, Rui Filipe, Jason e José Luís. Depois de alguns anos o seu marido Albano ficou muito doente e precisou muito dela, e como sempre ela estava lá para ele com a ajuda dos filhos e noras acabando por falecer no dia 26 de junho de 1997. Foi uma falta muito grande para ela que acabou por se apoiar nos seus queridos filhos.
Um dos desejos dela era reencontrar os irmãos e deslocou-se à América onde os encontrou ainda com vida. Estes ainda acharam que ela era uma mulher muito forte depois do que tinha passado e o irmão mais novo Joaquim Furtado disse-lhe que esta seria a última a partir, o que está a acontecer sendo que os irmãos dela já faleceram. Na sua vida também dedicou um pouco à sua igreja tendo a responsabilidade de enfeitar o altar do Senhor dos Passos e muita fé na sua padroeira Nossa Senhora Mãe de Deus. A última viagem que fez ao estrangeiro foi ao Canadá ao casamento da sua neta Doris onde nasceram os seus primeiros bisnetos Jonhnathan e Olívia o que foi uma grande alegria para ela. Com o passar dos anos as doenças começaram mas como é uma mulher de guerra só fez a sua primeira operação aos 80 anos. Continuou a ter alguns problemas de saúde, mas com o passar da idade uma queda fez com que ela partisse uma perna e foi uma necessidade ter de ir para o lar da Santa Casa da Misericórdia da Povoação.
A Sr.ª Trindade teve ainda a alegria de ver os Netos Fúlvio Álvaro Raposo Amaral casar com a mulher Raquel Sofia Tomé Cabral onde nasceu a bisneta Dalila Tomé Amaral, o Rui Filipe Correia Amaral com a Patrícia Rebelo Sousa Amaral e o outro neto José Luís Correia Amaral com Marta Cardoso, que apesar de não poder estar presente soube do seu casamento realizado a 17 de junho deste ano. Em 2018 teve uma operação de risco, sendo médico o Doutor Rui Quintanilha que após a operação lhe disse que ia precisar muito da família porque ela tinha apanhado uma bactéria no pulmão e precisava de uma alimentação compatível com a doença, sendo muito importante a Nutricionista Drª Tânia Medeiros.
Partiu assim rumo a Deus Pai esta centenária Povoacense, que no seu percurso de vida marcou de forma vincada a sua família, amigos mais próximos e no geral a sua comunidade. Que a sua alma descanse em paz!
O corpo da nossa irmã Maria Furtado está em câmara ardente na capela da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, indo a sepultar amanhã, quarta-feira, 27 de dezembro, às 10 horas, com Missa de Corpo Presente na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, partindo logo após rumo à sua última morada, cemitério de Santa Bárbara, Lomba do Carro, Freguesia e Concelho de Povoação.
Um Olhar Povoacense endereça sentidas
condolências em especial aos seus filhos, netos, bisnetos e restante família
enlutada. Que Deus os ampare neste momento difícil da partida do seu ente
querido.
Sem comentários:
Enviar um comentário