fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de julho de 2023

ARTISTAS REUNIDOS PARA APRESENTAÇÃO DO 18º FESTIVAL INTERNACIONAL DOS AÇORES

 

Artistas e entidades oficiais estiveram reunidos, em Lisboa, para comemorar a 18ª edição do Festival Internacional dos Açores que chega este ano, pela primeira vez, a todo o arquipélago. Uma viagem pelo Atlântico e pela diáspora prestes a zarpar… 

Esta terça-feira, dia 4 de julho, a capital portuguesa serviu de palco para o encontro de alguns dos artistas que integram a programação do 18º Festival Internacional dos Açores, que se reuniram nas Docas de Lisboa, celebrarem a maioridade do festival e a conquista das nove ilhas do arquipélago. Herman José, o mestre do humor, a talentosa atriz Rita Blanco, o carismático ator António Capelo, a diva do jazz Maria João, os virtuosos pianistas Artur Pizarro e Andreï Korobeinikov, e o magistral violoncelista Pavel Gomviakov, foram alguns dos artistas que marcaram presença na apresentação oficial do 18º FIA.

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL, UM BARCO HISTÓRICO

A bordo do emblemático barco Gomary, símbolo da engenharia naval portuguesa com uma história rica, os artistas brindaram à viagem náutica e cultural que se estende desde o Atlântico até a diáspora, com destinos emocionantes nos EUA, no Brasil e em diversas latitudes artísticas. Durante a apresentação, os convidados tiveram a oportunidade de desfrutar de uma prova exclusiva de produtos açorianos, em parceria com o Turismo dos Açores, fortalecendo laços entre amigos, parceiros e os talentos da 18ª edição do festival, todos imbuídos em celebrar a riqueza cultural e tradições açorianas.

UM FESTIVAL ÉPICO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

O Festival Internacional dos Açores, que se realiza de 31 de agosto a 16 de setembro, promete uma jornada artística sem precedentes nos Açores, expandindo-se pela primeira vez a todas as ilhas do arquipélago: Corvo, Faial, Flores, Graciosa, Pico, Santa Maria, São Jorge, São Miguel e Terceira. Além da música clássica, que representa o cerne do festival, a programação contará com jazz, música brasileira e diversas expressões artísticas, incluindo a participação ativa da comunidade local, grupos de teatro e artistas açorianos. Mais de 40 eventos estão programados para encher o arquipélago de arte e cultura.

DESTAQUES IMPERDÍVEIS

As celebrações dos 50 Anos de Carreira de Herman José, sob o lema "Da clave de sol à clave de lol", e as comemorações do 150º aniversário do Compositor Rachmaninoff, com quatro concertos imperdíveis, onde músicos convidados de renome internacional se juntarão para homenagear o legado deste grande artista, são dois dos principais destaques da agenda deste ano. O palco receberá a genialidade de Artur Pizarro, o virtuosismo de Pavel Gomzkoakov, a interpretação magistral de Andreï Korobeinikov e a exímia execução de Tatiana Samouil para homenagear o compositor.

A programação completa pode ser consultada aqui: https://festivalinternacionalacores.com/


Sobre o Festival Internacional dos Açores

Depois do grande terramoto de 1980, que quase destruiu a cidade de Angra do Heroísmo, Jorge Forjaz, então diretor da Direção Regional de Ação Cultural dos Açores concentrou esforços no reconhecimento cultural e histórico da ilha e da cidade que mais tarde se tornou Património UNESCO da Humanidade. Em 1984, em conjunto com Adriano Jordão, criou na ilha de S. Miguel, o Festival Internacional dos Açores alimentando a onda de dinamização cultural e patrimonial insular, trazendo ao Faial a soprano Tereza Berganza, à qual se seguiram alguns dos maiores nomes da música: Alice de Larrocha, Moura Lympany, Ileana Cotrubas, Lella Cuberli, Sandor Végh, Ingrid Haebler, António Meneses, Maurice Bourg, entre outros, que até 2002 visitaram o arquipélago e trouxeram a sua Arte. Depois de alguns anos de interregno, Tiago Nunes e a CulturXis voltam a dar existência ao Festival Internacional dos Açores em 2021, num novo formato, refrescado de ideias, garantindo que esta iniciativa se mantém viva para bem servir as populações açorianas. Em 2023, a Égide – Associação Portuguesa das Artes, criada em janeiro de 2022, com a missão de prestar um serviço à cultura e ao desenvolvimento social, alia-se ao FIA como patrocinador principal.

Para mais informações: https://festivalinternacionalacores.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot