Primeira edição decorre de 30 de julho a 4 de agosto
Todos os anos, dezenas de jamantas encontram-se perto da ilha de Santa Maria, nos Açores. De onde vêm? Para onde vão? Será que os mesmos indivíduos regressam todos os anos? Estas são algumas das perguntas que despertam a curiosidade de cientistas e de todos os apaixonados por estes animais misteriosos. O Oceanário de Lisboa lançou um programa de turismo de conservação que desafia o mergulhador comum a ir mais fundo com um propósito: contribuir para a proteção das jamantas.
O Manta Conservation Experience é um programa único, que alia a conservação ao turismo, aumentando o conhecimento científico sobre as jamantas presentes nos Açores, espécies que se encontram ameaçadas. Durante uma semana, os participantes poderão mergulhar duas vezes por dia nos melhores locais ao largo da costa da ilha de Santa Maria, em Reservas Naturais e Áreas Marinhas Protegidas. Uma viagem para descobrir mais sobre as jamantas (Mobula tarapacana) e recolher importantes dados e fotografias para a investigação científica. Uma vez que nas Áreas Marinhas Protegidas em Santa Maria só é permitido um número limitado de mergulhadores simultaneamente em cada local, de modo a preservá-las, esta experiência é bastante exclusiva.
«O Manta Conservation Experience é um programa inovador, orientado para a conservação, que oferece aos mergulhadores a oportunidade de trabalharem em conjunto com os investigadores do projeto de conservação Manta Catalog Azores, adquirindo um maior conhecimento sobre a espécie, o que é completamente distinto das outras oferta de mergulho no arquipélago», afirma Núria Baylina, Curadora e Diretora de Conservação do Oceanário de Lisboa. Desta forma, o Manta Conservation Experience harmoniza a componente turística com a científica, e promove a sustentabilidade financeira do Manta Catalog Azores. Os participantes serão acompanhados por uma equipa especializada, que inclui a investigadora Ana Filipa Sobral, líder do projeto de conservação Manta Catalog Azores, e o premiado fotografo subaquático Nuno Vasco Rodrigues. «A investigação mundial sobre mantas tem-se centrado na recolha de fotografias de identificação (imagens que captam os padrões únicos encontrados na face ventral de cada animal). Estas imagens, juntamente com informação acerca do avistamento — uma vez que as jamantas são altamente migratórias — permitem aos investigadores seguir os movimentos da espécie ao longo do tempo», explica Ana Filipa Sobral. «O nosso objetivo é que os participantes saiam desta viagem com uma maior consciência da fragilidade destas espécies e dos ecossistemas e, mais importante, queremos capacitar os mergulhadores comuns para contribuírem para a ciência».
Faça parte de uma experiência exclusiva à descoberta dos encantos dos ecossistemas marinhos açorianos, das águas cristalinas (atingindo até 40 metros de visibilidade) e de uma natureza em estado puro. Junte-se ao Manta Conservation Experience para mergulhar com jamantas e participar numa investigação científica que contribui para ampliar o conhecimento sobre estas espécies e para a sua conservação global.
A primeira edição de 2023, do Manta Conservation Experience começa já a 30 de julho , mas estão abertas as inscrições para as próximas edições, nas datas:
- 3 a 10 de setembro de 2023.
- 21 a 28 de julho de 2024;
- 28 de julho a 4 de agosto de 2024;
- 25 de agosto a 1 de setembro de 2024.
As inscrições estão limitadas a um máximo de 6 participantes por edição e têm um custo de 3.600 euros (com base na ocupação de um quarto de hotel 4**** individual), um valor que apoia a sustentabilidade financeira do projeto Manta Catalog Azores, permitindo uma equipa maior e dedicada a tempo inteiro ao estudo e monitorização contínua das espécies de jamantas presentes no Atlântico Este.
O Manta Conservation Experience pode ser reservado online em oceanario.pt/manta-conservation-experience.
Sobre o Oceanário de Lisboa
Reconhecido três vezes como «o melhor aquário do mundo» pelo Tripadvisor's Travellers' Choice, o Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência mundial, um lugar que traz o oceano para a cidade através das quase 500 espécies marinhas que o habitam. A missão do Oceanário é encorajar os visitantes a aprender mais sobre o oceano, tornando-os conscientes da sua própria responsabilidade na conservação do nosso património natural através da mudança do seu comportamento em direção a uma sociedade mais sustentável.
O Oceanário de Lisboa financia vários projetos de conservação em todo o mundo, incluindo nos Açores, onde ajuda a aumentar a consciencialização sobre o valor natural do arquipélago. O Manta Conservation Experience, criado em 2021 como um programa de turismo de conservação, está ligado à conservação de mantas e visa garantir a sustentabilidade financeira dos projetos de conservação, bem como criar oportunidades económicas para as entidades locais. Esta experiência única ajuda a aumentar a sensibilização para as questões ambientais e, ao mesmo tempo, convida os participantes a contribuírem diretamente para a conservação das mantas, mesmo depois de terminada a experiência. O principal parceiro deste programa é o Manta Catalog Azores, um projeto que documenta a ocorrência e as agregações de jamantas (Mobula tarapacana) e de mantas-oceânicas (Mobula birostris) nos Açores.
Sobre a Manta Catalog Azores
Fundado em 2012, o Manta Catalog Azores é um projeto de conservação que se tem dedicado ao estudo da dinâmica populacional e dos padrões temporais de aparecimento das mantas nos Açores e no Atlântico Oriental - uma região onde pouca informação tem sido recolhida para compreender estas espécies.
Os Açores são um dos poucos locais na Terra onde jamantas (Mobula tarapacana) se reúnem em grandes grupos. Estas agregações ocorrem todos os anos nos meses de verão em montes submarinos pouco profundos e mergulháveis da região. Uma vez que as mantas são altamente migratórias e atualmente extremamente vulneráveis, a compreensão da sua ecologia e comportamento é crucial para apoiar ações eficazes de gestão e conservação.
www.facebook.com/Oceanario.de.Lisboa | www.instagram.com/oceanariodelisboa | www.youtube.com/user/OceanarioLisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário