A Escola de Violas da Fajã de Baixo teve a sua audição de final de ano lectivo, e comemorativa do Dia da Criança, a 4 de Junho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, com a presença de 14 alunos da Escola e participação especial do Trio Origens.
Os alunos, dos 12 aos 79 anos, apresentaram-se individualmente e por turmas, demonstrando o trabalho musical que têm desenvolvido ao longo do ano lectivo. A encerrar a Audição todos os alunos tocaram em conjunto, apresentando 3 peças, de forma a incentivar o espírito de grupo e a importante relação intergeracional que esta Escola promove.
O Trio Origens, constituído pra Carolina Constância (Violino), César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), fez uma participação musical surpresa, apresentando músicas do seu repertório e também do seu álbum “Sons no Tempo”.
A Associação de Juventude Viola da Terra, responsável pela organização destas Audições Comemorativas do Dia da Criança, há uma década, ofereceu aos alunos o álbum de Viola da Terra do grupo ”Engengroaldenga, como forma de apoiar a edição de trabalhos com a nossa Viola.
No final da sessão alunos e familiares puderam confraternizar num beberete convívio oferecido pela Junta de Freguesia da Fajã de Baixo.
Para além desta Audição a “turma Sénior” da Escola deslocou-se ao Centro de Dia da Casa do Povo da Fajã de Baixo, a 3 de Junho, para um momento musical e de convívio com os utentes e funcionários do e que resultou numa animada e bonita sessão, muto acarinhada por todos, e que se deseja volte a acontecer no próximo ano lectivo.
Estas apresentações são de enorme importância para demonstrar o trabalho que os alunos vão desenvolvendo, desafiá-los a se prepararem para momentos de execução em público e colaborar com as forças vivas da Freguesia onde a Escola tem a sua leccionação desde 2008.
O formador Rafael Carvalho referiu o grande empenho de alunos e encarregados de educação na frequência semanal das aulas bem como a presença e compromisso nas inúmeras actividades em que a Escola participou no ano lectivo, desde A Viola que nos Une, o Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, a Expo Açores Artesanato, entrevistas para a candidatura dos Saberes e Práticas da Viola da Terra, Audição de Primavera, participação de no Documentário “Harmonia dos Açores” da Pace Univesity – Nova Iorque, participação no concerto Comemorativo do 50.º Aniversário do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo e as Sessões de apresentação pública de 3 e 4 de Junho. Uma dinâmica única só possível graças a um enorme espírito de grupo e vontade de trabalhar.





Sem comentários:
Enviar um comentário