A Câmara Municipal da Povoação, através da equipa MOOD Arquitetos, apresentou publicamente, na noite de 22 de janeiro, no Centro Social e Paroquial de Furnas, os projetos das Piscinas Termais, do Minigolfe e do Coreto da Avenida Manuel de Arriaga e também o projeto da Requalificação do Largo da Estrela.
Segundo o Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Melo, a sessão decorreu de forma muito satisfatória com grande adesão pública, terminando de forma bastante esclarecedora para os presentes.
Pedro Melo garantiu que o projeto do Largo da Estrela, nas Furnas, será lançado a concurso público, em fevereiro do corrente ano, e financiado pela autarquia povoacense. Já os das Piscinas, Minigolfe e Coreto, também nas Furnas, serão concessionados e construídos por um privado, que ficará com a respetiva concessão. Muito em breve serão elaborados os cadernos de encargos e respetivos procedimentos concursais dos referidos espaços. As futuras verbas mensais angariadas pela criação destes novos espaços, na Avenida Manuel de Arriaga, serão entregues à Junta de Freguesia de Furnas.
No que aos projetos da Avenida Manuel de Arriaga concerne “o complexo proposto inclui piscinas termais, um espaço de minigolfe e a requalificação do coreto existente. Com um design que valoriza a paisagem natural e a cultura local, o projeto procura proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial enriquecedora e diversificada, que convida ao relaxamento, à contemplação e à diversão”, explicou o arquiteto, Manuel Dinis, da Mood Arquitetos.
Piscinas Termais
O projeto das Piscinas “explora o conceito de termalismo numa abordagem minimalista e abstrata, respeitando a morfologia do terreno e no contexto envolvente. A estética orgânica, camuflada em espaços verdes, reflete os montes e vales característicos da região, simbolizando a fusão entre construção e território”, esclareceu, na altura da apresentação.
O espaço une funcionalidade e experiências sensoriais, integrando 4 piscinas termais com diferentes tamanhos, profundidades e temperaturas, balneários, receção, bar, áreas de exposição, meditação, bem-estar e spa.
A Piscina 1, com 156 m² e temperatura de 20°C, oferece um ambiente refrescante. A Piscina 2, com 119 m², e a Piscina 3, com 147 m², mantêm a água a 37°C, ideais para relaxamento. A Piscina 4, a maior com 510 m², apresenta temperatura variável entre 20°C e 37°C, proporcionando flexibilidade para diferentes preferências. Esta piscina conectar-se-á a uma cascata integrada à cobertura ajardinada, que formará uma gruta natural, criando um impacto visual e acústico único.
Minigolfe
O projeto do Minigolfe apresenta-se integrado no espaço verde e deste traçado destacam-se um mirante e um espaço de receção, concebidos de acordo com as características do terreno. O campo de minigolfe é o ponto central, desenhado com formas orgânicas e naturais que se adaptam ao relevo e à topografia, inspirando-se numa ribeira e incorporando elementos paisagísticos. O espaço da receção é uma vez mais camuflado pela topografia e vegetação envolvente.
O mirante, em pedra basáltica irregular, mantém a função original do espaço, oferecendo uma vista desobstruída do restante parque.
Coreto
O espaço do coreto complementa toda a proposta do complexo com um importante espaço de estar e de apoio a todo o parque. A proposta revitaliza o coreto histórico, transformando-o em um ponto de apoio multifuncional, com novos espaços para contemplação, introspeção, lazer e convivência.
Inspirado na reinterpretação artística de uma árvore, o design sugere que o edifício cresce organicamente do terreno, reinterpretando o tradicional coreto de forma moderna e minimalista. A estrutura é organizada de forma radial: a base representa as “raízes”; o “tronco” abriga áreas técnicas, como instalações sanitárias e copa; e os “ramos” são simbolizados pela verticalidade em madeira, complementada por fitas de LED. A continuidade com o jardim é reforçada pela cobertura plana ajardinada, que integra o edifício à paisagem.
Largo da Estrela
O projeto de requalificação da Largo da Estrela, localizado na Avenida Pereira Atayde, propõe transformar o espaço num ponto amplo de lazer e bem-estar, integrando arquitetura e natureza de forma harmoniosa.
A intervenção tem por objetivo resolver várias questões identificadas de deterioração do espaço, criando um novo amplo, plano, acessível e seguro.
A pedra basáltica existente dos muros será aproveitada para integrar o desenho de pavimento que terá a forma antiga do largo, preservando, assim, o caráter histórico do espaço.
O conceito passa por enaltecer a forma existente do largo, abraçando os acontecimentos envolventes como moradias, restaurantes e estrutura viária, conferindo vários critérios de utilização, como zonas de estar em jardim, esplanada, acessos e espaços amplos multifunções.
O projeto reinterpreta ainda outros elementos como o fontanário, a estrela no pavimento e a palmeira. A completar estes elementos, propõe-se um espelho de água inspirado nas caldeiras das Furnas, dunas de jardim com vegetação e um percurso de betão pigmentado vermelho, simbolizando o Vale das Furnas.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
Sem comentários:
Enviar um comentário