fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

CONCERTO DE NATAL DAS BANDAS MARCIAL TROFÉU E ECO EDIFICANTE NA IGREJA MATRIA DA POVOAÇÃO

Decorreu no domingo, 21 de dezembro, o concerto de Natal em conjunto das Bandas Sociedade Filarmónica Marcial Troféu e Eco Edificante da Vila do Nordeste. O concerto deu-se na Igreja Matriz da Povoação.

Para quem esteve presente presenciou a um agradável momento musical de encher o coração. 

 

Parabéns às duas Bandas pela excelente parceria!

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

JOVEM ATLETA DO MIRA-MAR MODALIDADE DO FUTSAL CONCOVADO PARA A SELEÇÃO DE SUB 15 DA AFPDL

O jovem atleta de futsal do Mira-Mar Sport Clube Rodrigo Guilherme Pimpão foi convocado para representar a seleção de futebol masculina de sub 15, representante da Associação de Futebol de Ponta Delgada, que estará em competição na cidade da Guarda, de 27 a 30 de dezembro. 


Esta convocatória é o merecido prémio pelo seu esforço, compromisso e qualidade, sendo o reflexo do trabalho persistente que tem vindo a realizar ao longo do tempo.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

ENCONTRO DE ACÓLITOS DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO NAS FURNAS

A Paróquia de Sant’Ana acolheu no domingo 21 de dezembro, com alegria, ao Encontro de Acólitos da Ouvidoria da Povoação, que foi orientado pelo Diácono Fábio Silveira e pelo nosso Ouvidor Francisco Rodrigues.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

PAI NATAL DA CÂMARA MUNICIPAL DA POVOAÇÃO DISTRIBUI PRENDAS PELAS ESCOLAS DO CONCELHO

A Câmara Municipal da Povoação realizou, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, visitas às escolas do 1.º ciclo e creches do concelho, numa iniciativa que contou com a presença do Pai Natal.


Durante estas visitas, foram distribuídas às crianças diversas prendas, entre as quais peluches em forma de rena, papagaios para colorir — posteriormente passíveis de lançamento — e jogos de tiro ao alvo autoaderentes.


Esta ação insere-se numa tradição anual promovida pelo Município, que visa levar o espírito natalício às comunidades escolares e proporcionar momentos de alegria às crianças, que demonstram sempre grande entusiasmo com a chegada do Pai Natal.

domingo, 14 de dezembro de 2025

O RIBEIRAQUENTENSE CÉSAR CARVALHO ALCANÇOU O PÓDIO NA SÃO SILVESTRE DE PONTA DELGADA

O atleta da freguesia da Ribeira Quente, concelho de Povoação, César Carvalho alcançou o pódio na 61.ª edição da São Silvestre da Cidade de Ponta Delgada, prova que se realizou ontem, sábado, 13 de dezembro de 2025, uma organização da Associação de Atletismo de São Miguel.


O atleta Povoacense foi medalha de bronze, subindo honrosamente ao 3° Lugar do pódio no escalão Veterano M60, que contou com 15 inscritos.

sábado, 13 de dezembro de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DA POVOAÇÃO OFERECE CONSOLA DE JOGOS AOS UTENTES DO CACI

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no passado dia 3 de dezembro, os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Povoação (CACI) visitaram as Instituições da Vila da Povoação para reforçar junto destas e da população em geral a importância deste dia. Na passagem pela Câmara, fizeram um pedido especial a Pedro Melo, Presidente da Câmara Municipal. Os utentes do CACI, nesta visita, manifestaram a sua vontade de terem uma consola de jogos no Centro, um desejo que já existia há algum tempo. No dia 11 de dezembro, Pedro Melo, atendeu a este pedido.


Segundo o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, João Paulo Ávila, “este equipamento vai permitir momentos de diversão, interação, estímulo cognitivo e inclusão, enriquecendo as atividades do dia a dia e criando novas oportunidades de partilha.”

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Clube Naval da Povoação 2º Semestre 2025

 

“NATAL COM CINEMA” NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DA POVOAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara da Povoação está a promover, no Auditório Municipal, sessões gratuitas de cinema de Natal, destinadas ao público infantil, onde serão oferecidas pipocas à criançada e aos respetivos acompanhantes.

Esta iniciativa tem como finalidade proporcionar momentos de convívio, alegria, partilha e enriquecimento cultural, assinalando de forma festiva esta época tão significativa, para as crianças do município.


As sessões estão marcadas para as 19h30 e a primeira acontecerá já no dia 13 de dezembro com o filme “Crónicas de Natal”. A segunda sessão está programada para o dia 20 com a “A Estrela de Belém” e a terceira e última sessão está prevista para o dia 27 dezembro com o filme “Um Natal Mágico”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

PROVEDOR DA SANTA CASA DA POVOAÇÃO FESTEJA O SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

O Povoacense João Paulo Araújo Lopes Ávila nasceu a 11 de dezembro de 1985 e está hoje a festejar o seu quadragésimo (40) aniversário.

A 06 de dezembro de 2024 a Santa Casa da Misericórdia da Povoação foi a eleições, vencendo a lista B liderada por João Paulo Ávila. Foi empossado Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Povoação na sexta-feira, 27 de dezembro de 2024, para o quadriénio 2025/2028.


Desempenha as funções profissionais de Gestor Comercial, B2B na CTT - Correios de Portugal.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

APRESENTAÇÃO DO NOVO LIVRO INFANTIL DE ANA PAULA MEDEIROS LEITE, "O NATAL DO SR. BIGODES" – 13 DE DEZEMBRO

A autora povoacense Ana Paula Medeiros Leite apresenta no próximo dia 13 de dezembro o seu novo livro infantil “O Natal do Sr. Bigodes”. A obra terá uma primeira apresentação às 10h30, no hipermercado Continente do Parque Atlântico, conduzida por Patrícia Carreiro, e o lançamento oficial decorrerá às 15h30, no Auditório Municipal da Povoação, com apresentação de Sidónio Bettencourt.


“O Natal do Sr. Bigodes” conta a história de uma família que, na véspera de Natal, se prepara com entusiasmo para viajar até à casa da avó. Entre malas, canções e muita confusão, quase se esquecem de um membro muito especial: o Senhor Bigodes, o gato curioso e simpático que nunca pode faltar. Com ternura e humor, o livro mostra o Natal pelos olhos de um gato catita, lembrando a importância da família, do amor, do espírito natalício e das tradições, terminando com o desejo de um Feliz e Santo Natal para todos.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

DUO TOADAS EM CONCERTO NA “FEIRA DE ARTESANATO” A 13 DE DEZEMBRO

No próximo sábado, dia 13 de Dezembro, pelas 20h00, a Feira de Artesanato promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, no Campo de São Francisco, recebe o concerto do “Duo Toadas”, com os irmãos César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra).


Esta iniciativa pretende valorizar o trabalho dos artesãos, contando com 32 artesãos em 22 e “stands”, estando integrada na programação de Natal do Município.


César Carvalho e Rafael Carvalho têm um percurso de mais de duas décadas a valorizar e a promover a música tradicional e a Viola da Terra. No concerto apresentarão muitas das músicas que fazem parte do seu álbum “Toadas, da Lobeira ao Agrião”, bem como outras modas que integram o seu repertório, para além da habitual e solicitada contextualização da Viola da Terra, do passado ao presente.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO COM QUATRO PRESÉPIOS PARA VISITAR NA QUADRA NATALÍCIA

Este fim de semana a tradição cumpriu-se com a inauguração das Luzes e dos Presépios da Vila da Povoação, das Furnas e do Faial da Terra. Amanhã será a vez da inauguração do Presépio de Água Retorta.


A Junta de Freguesia de Água Retorta vai inaugurar, no dia 10 de dezembro, pelas 20 horas, o seu Presépio Tradicional, no Jardim da Casa do Povo, que este ano está a celebrar 10 anos de vida.


O Presépio é uma obra de arte feita em trabalhos manuais, com casas construídas em madeira, pedra, palha e figuras elaboradas com tecidos reaproveitados. A Junta, em parceria com a Casa do Povo local e com o apoio da Câmara da Povoação, elabora este Presépio de grande dimensão, que retrata algumas passagens da bíblia e as vivências da localidade que é conhecida como a “Mais Pitoresca dos Açores”.

domingo, 7 de dezembro de 2025

ISTO É UM CASO SÉRIO! 🙏

Não é a primeira vez e hoje, domingo, 07 de dezembro, voltou a acontecer.


Vidro de janela cai na via pública, no passeio, sorte que caiu ao lado do transeunte que ali circulava, por pouco, muito pouco mesmo, não caiu em cima.


Uma habitação na entrada da Vila neste estado e como é possível a fiscalização não atuar? 

Exploração Agrícola do Faial da Terra Venceu o 1° Prémio no XI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono

A cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, recebeu entre 28 a 30 de novembro, o XI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, iniciativa do setor leiteiro que juntou criadores e produtores do arquipélago numa vitrine da genética bovina açoriana.


O evento é organizado pela Associação Agrícola de São Miguel e  decorreu no Parque de Exposições de São Miguel, na freguesia de Santana, espaço que nos últimos anos se tem afirmado como palco dos principais encontros agropecuários da nossa ilha.

sábado, 6 de dezembro de 2025

RAFAEL CARVALHO PARTICIPA NO ÁLBUM “SERTÃO” DO MÚSICO BRASILEIRO CHICO LOBO

O músico Açoriano Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, participou com a música “A Teia da Viola”, original seu com letra de Sílvia Silveira, no mais recente álbum do músico Brasileiro Chico Lobo, intitulado “Sertão”.


No início do ano, Chico Lobo foi convidado por Rafael Carvalho a juntar a sua Viola Caipira e Voz nesse tema, que foi lançado em Julho em São Miguel, no álbum de igual nome “A Teia da Viola”, 10.º álbum a solo do músico Açoriano.


A identificação com a letra e a melodia despertou no Violeiro Brasileiro o desejo de a regravar no seu álbum “Sertão” e assim manter a ponte de amizade que o liga a Portugal desde 2006. Chico Lobo já esteve por três vezes nos Açores, a convite de Rafael Carvalho, uma vez para o Encontro de Violas de Arame e duas vezes para o Festival Violas do Atlântico. E, assim, a amizade e a partilha de culturas pelas cordas das violas mantém-se com muita força.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

FURNAS INAUGURA PRESÉPIO DAS CALDEIRAS A 7 DE DEZEMBRO E COMEMORA 50 ANOS DE VIDA

A comemorar meio século de vida, o mais célebre e singular Presépio do arquipélago será inaugurado no dia 7 de dezembro, a partir das 20h30, com as atuações do Grupo Folclórico das Camélias e da Sociedade Harmónica Furnense.

O mais afamado Presépio de Natal das nossas ilhas contará, novamente, com muitas lâmpadas, led’s e centenas de figuras com algumas modificações e inovações. A organização é da Câmara Municipal da Povoação, que conta com a parceria da Junta de Freguesia de Furnas.


Durante a quadra natalícia estará prevista animação aos fins de semana na zona das Caldeiras a partir das 20h30. Assim sendo, no dia 13 de dezembro atuará Marisa e Renato e no dia 27 David

Rita.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

GRIPE AVIÁRIA: 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS

Numa altura em que a gripe aviária merece especial atenção por parte dos conservacionistas e das autoridades em toda a Europa, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) publica 10 perguntas e respostas sobre gripe aviária, aves selvagens e a situação em Portugal, tendo em conta a sua atividade no terreno.

Os observadores de aves e as pessoas que visitam, trabalham ou vivem perto de habitats naturais podem, de forma segura, ajudar aos esforços de contenção de surtos, reportando rapidamente situações suspeitas às autoridades competentes. A notificação célere é essencial para proteger as aves e, em última análise, também a saúde pública.


1. A situação está pior do que em anos anteriores?

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

ATLETISMO: POVOACENSES VENCEM NO NORDESTE

Um resultado histórico para o Clube Desportivo Escolar da Povoação na 19.ª Corrida das Terras do Priolo, que decorreu ontem na Vila do Nordeste.


Passado apenas um ano da estreia no campeonato de estrada de São Miguel, os atletas do CDEP alcançaram excelentes resultados nesta prova pontuável para o campeonato organizado pela Associação de Atletismo de São Miguel.


 Mateus Furtado – Sub-18

 João Raposo – Sub-20

 Narcisa Gonçalves – Veteranos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

PRESIDENTE DA JFRQ FESTEJA HOJE O SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

Ruben Filipe Sousa Melo, nasceu a 1 de dezembro de 1982 e hoje está em festa na comemoração do seu aniversário natalício. 

Natural da Ribeira Quente, possui como habilitações literárias Licenciatura em Gestão, trabalha na Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, é Presidente da Associação Maré Viva desde o ano de 2010 até à presente data, foi membro da Assembleia de Freguesia da Ribeira Quente no mandato de 2009 a 2013, Tesoureiro no mandato de 2013 a 2017, Presidente da Junta de freguesia da Ribeira Quente, pelo PS, de 2017 ao presente mandato em curso e deputado da Assembleia Municipal da Povoação, pelo PS, de 2017 ao presente mandato em curso.

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot