segunda-feira, 21 de julho de 2025

FESTAS EM HONRA DE SANT’ANA ARRANCAM ESTE FIM DE SEMANA NAS FURNAS “ATRAINDO CENTENAS DE VISITANTES”

As Festas em honra de Sant’Ana e São Joaquim, no Vale das Furnas, realizam-se entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2025 e serão presididas por sacerdotes naturais da freguesia. O programa inclui vários momentos religiosos e cívicos que irão animar os diferentes dias das festividades.


No dia 24 de julho, pelas 21h00, terá lugar a tradicional arrematação de gado junto ao Centro Social e Paroquial das Furnas. Com a generosa colaboração dos lavradores da terra, será possível angariar fundos.


No dia 25, a partir das 19h00, haverá porco no espeto, a favor das igrejas. De seguida, pelas 21h30, será inaugurada a iluminação exterior da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Alegria, que este ano contará com aproximadamente cinco mil lâmpadas, sendo um dos momentos mais aguardados pelos participantes. A associação UnoJovens será responsável pela animação musical deste momento, descendo uma das ruas principais em direção à igreja e marcando a abertura oficial da quadra festiva. A noite continuará com atuações de “Trio de Deus” e “Quim Barbeiro”, com a possibilidade de degustar as típicas malassadas.


No sábado, dia 26 de julho, será celebrada uma Missa na Igreja de Sant’Ana, pelas 20h00, seguida da procissão de mudança da imagem, acompanhada pela Sociedade Harmónica Furnense. A partir das 22h30, prevê-se uma noite empolgante com o concerto do grupo “Banda Larga”.


No domingo, dia 27 de julho, celebra-se o grande dia das festas. Pelas 12h00, na Igreja Paroquial, terá lugar a Eucaristia Solene em honra de Sant’Ana, com a celebração da Profissão de Fé, animada pelo Coro Paroquial. Pelas 17h00, as imagens de Sant'Ana e São Joaquim percorrerão as diversas artérias da freguesia das Furnas, com a participação da Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, Eco Edificante da Vila do Nordeste e Sociedade Harmónica Furnense. A partir das 22h00, o típico arraial regressa, ao som artístico da “Harmonie La Renaissance”, grupo que se deslocará de Paris para os Açores.


Na segunda-feira, dia 28 de julho, celebra-se a Missa em honra de São Joaquim, pelas 11h00 e, às 14h00, terá início o cortejo de oferendas com a imagem de São Joaquim.


A última noite de celebrações, a partir das 21h30, contará com a atuação do Grupo Folclórico das Camélias e da Sociedade Musical Harmónica Furnense. Às 24h00, terá início a procissão de mudança da imagem para a Igreja de Sant’Ana, encerrando as festividades com um espetáculo de fogo de artifício que atrai centenas de pessoas e jovens.


Após os dias principais das festas, a comissão organizadora prolongou a programação até ao dia 9 de agosto, quando, pelas 19h30, será realizada a tradicional festa do churrasco, no jardim da igreja paroquial, com a atuação das “Top Girls”.


O pároco das Furnas, Pe. Francisco Zanon, referiu que as festividades “atraem tanto os locais, as nossas comunidades emigrantes, como os turistas que pela freguesia passam e participam ativamente.” Para o sacerdote, a logística e a segurança são prioridades. “Devido à afluência de pessoas há que haver uma organização com o próprio trânsito para que não haja acidentes ou inconvenientes que venham a manchar esse momento festivo.”


Francisco Zanon retrata a festividade como “mística, onde essa devoção popular une-se à espiritualidade que cada um traz consigo. Essa presença feminina traz uma resposta de conforto e dá alento nos momentos mais difíceis das pessoas.”


Neste ano, em que a Igreja Católica celebra o Jubileu da Esperança, o pároco das Furnas alerta que “deveríamos espelhar o exemplo de Sant’Ana, grande figura da Igreja, figura de oração, de esperança, que passou também os seus medos e que continuará até ao fim dos tempos marcando gerações. Num mundo tão fragilizado temos de confiar nessa esperança, embora que haja tantas guerras, discussões, ou desentendimentos entre comunidades. Mas sermos construtores de um mundo melhor e justo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário