quinta-feira, 13 de junho de 2024

“AO TOQUE DO POLEGAR” É O NOVO ÁLBUM DO MÚSICO AÇORIANO RAFAEL CARVALHO

O músico Açoriano Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, tem um novo álbum de Viola da Terra, desta vez dedicado ao Cancioneiro Português e intitulado “Ao Toque do Polegar”.

A música tradicional que é tocada, bailada e cantada, diariamente, no nosso País, é de uma riqueza enorme, com um papel de extrema importância em cada localidade, em cada comunidade. É música de convívio, de aproximação, da verdadeira identidade da cultura popular, continuando a manter, em muitos lugares, a missão de relação comunitária e intergeracional do passado.

Com este álbum, Rafael Carvalho pretende homenagear a música tradicional do nosso País, dos Açores, Madeira e Portugal Continental, dedilhada pelas cordas de uma Viola e ao toque do polegar.

Com o polegar, por ser a técnica de execução tradicional da Viola da Terra nas Ilhas de Santa Maria e São Miguel e porque, mais do que achar a mesma limitativa, o músico e professor Açoriano encaro-a como um desafio diário de superação.

A uma dezena de modas tradicionais, com arranjos próprios, juntam-se dois originais, compostos para integrar o álbum e na temática do mesmo. Desde um “medley de modas Alentejanas, passando pela “Chula”, “Vira”, “Pezinho”, “O Charamba”, “Baile Furado”, entre tantos outros, ao mesmo tempo que a “Branca Flor” da Ilha Terceira cola-se à “Toutinegra do Moinho”, de Coimbra. Os dois originais são a “Polca Açoriana – Ao Toque do Polegar” e “Atlântida”.

Rafael Carvalho espera que este seja mais um contributo para uma maior valorização da música tradicional, dos seus intervenientes e da Viola de Arame, com a disponibilização de mais repertório, rico, diversificado e algum de elevado grau de execução, para quem se dedica ao ensino e estudo da nossa Viola.

“Ao Toque do Polegar” é o 9.º álbum a solo do músico Açoriano, foi gravado por Luís Xavier/CuboX e Rafael Carvalho, conta com mixagem, masterização e fotografia por Luís Xavier/CuboX e com o design gráfico de Paulo Bettencourt, sendo uma edição de autor e tendo contado com o apoio da Direcção Regional dos Assuntos Culturais a parte dos custos de edição.

O álbum será apresentado nas próximas semanas na Ribeira Quente, terra Natal do músico, em data a anunciar brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário