sexta-feira, 5 de abril de 2024

RELATÓRIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS APROVADO NA ASSEMBLEIA DA POVOAÇÃO

A Assembleia Municipal da Povoação aprovou, hoje, por maioria, o Relatório de Contas do ano de 2023.


A atual dívida da Câmara da Povoação é de 2,7 milhões de euros. Registou-se uma redução de 605 mil euros, face ao ano anterior e de 34,8 milhões de euros, quando comparada com o ano de 2009.


A atual saúde financeira da autarquia possui uma margem de endividamento de 7,7 milhões de euros, sendo que a lei permite que 40 por cento deste montante possa ser utilizado pelo executivo para contrair empréstimos.


Na Reunião da Assembleia, o Presidente da Câmara esclareceu que em 14 anos de gestão camarária foram investidos mais de 645 mil euros na atribuição de bolsas de estudo para os universitários. Em 2023, a bolsa de estudo, atingiu um valor anual de 750 euros para cada aluno que frequentou o ensino superior e em 2024 já está nos 1000 euros.


Os Programas de Emprego também sofreram um grande investimento por parte da autarquia povoacense, designadamente mais de 8,2 milhões de euros, nos últimos 14 anos. O mesmo aconteceu com o apoio na aquisição de medicamentos para os idosos que, a partir de 2018 foi duplicado. Em 2023 as senhas no apoio à medicação voltaram a aumentar, atingindo um valor mensal global para o município de 4 mil euros.


Em 14 anos foram transferidas verbas para as Juntas de Freguesia, através da Delegação de Competências, no valor superior a 2,3 milhões de euros e apoiadas as escolas do concelho, nomeadamente a EBS Povoação e a Escola Profissional.


Pedro Melo relembrou ainda aos presentes que, neste mesmo período de gestão camarária, não foram aumentados impostos e/ou taxas municipais; nem as tarifas da água e da recolha dos resíduos; nem o IMI que até sofreu uma redução para as famílias numerosas, variando de acordo com o número do agregado familiar.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário