quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

HISTÓRIAS DA NOSSA TERRA - A INTELIGÊNCIA DO “TOURO”

Foto gentilmente cedida a Um Olhar Povoacense

Até parece que vamos escrever sobre um animal de grande porte, bravo e corpulento, mas não é nada disso que se trata, embora o título o faça parecer. 


O “Touro” era o melhor amigo e companheiro do Povoacense António Ferreira Araújo, mais conhecido pela comunidade povoacense por António Galhardo, natural da Lomba do Pós, Freguesia e Concelho de Povoação. 


Quem conviveu de mais  perto com o Povoacense António Galhardo recorda a habilidade que tinha para lidar com os animais, e aí entra o seu cão de nome “Touro”, cão este que o obedecia de forma impressionante. António Galhardo falava com o animal como se fala com uma pessoa e o “bicho” entendia-o como ninguém, fazendo-lhe tudo aquilo para que era ordenado. “Touro" vai buscar o meu chapéu à Vila que me esqueci”, testemunhos afirmam que o cão obedecia e regressava a casa com o chapéu. O “Touro” saia de casa de cesta na boca com a merenda de António Galhardo e ia ao seu encontro para lhe entregar. haviam muitas outras peripécias que deixava as pessoas boquiabertas, entre ela há uma que é muito recordada. O “Touro” resolveu uma investigação que ia parar à barra do tribunal. Um relógio de valor de um indivíduo importante desapareceu e, o caso foi parar à justiça. O tio António quando soube do caso ordenou ao “Touro” que procurasse o dito objeto desaparecido num café local  habitualmente frequentado pelo queixoso. Não é que o cão acabou por recuperar o relógio de valor que por valente brincadeira fora escondido. Graças ao “Touro” o mistério foi resolvido e o caso foi encerrado. 

Conseguimos uma foto do Povoacense António Ferreira Araújo ao lado do “Touro” e do outro lado está o seu filho mais velho António Araújo, gentileza da sua filha Helena Araújo que mandou restaurar a valiosa película que perdurará para a posteridade no ceio da sua família.


Clique em cima do link abaixo:


https://olharpovoacense.blogspot.com/2018/11/recordar-o-povoacense-antonio-ferreira.html


Sem comentários:

Enviar um comentário