domingo, 28 de fevereiro de 2021

O LIVRO AÇORIANO MAIS COBIÇADO DO ANO RECEBE SELO LER AÇORES

Néveda nos Açores foi o livro açoriano mais cobiçado de 2020 e recebeu o selo LER AÇORES, Plano Regional de Leitura.
 
A personagem da Néveda foi criada por Terry Costa, que escreveu este conto, ilustrado por Vera Bettencourt. Um projeto 100% açoriano, o livro foi publicado pela MiratecArts, com sede no Pico, e impresso no Telegrapho, na ilha do Faial.
 
"Temos muito orgulho de conseguir produzir o livro nos Açores com açorianos e que recebe esta distinção da Secretaria Regional com o selo LER AÇORES" admite Terry Costa, "mas, mais importante ainda, o livro foi abraçado não só pelos açorianos, de todas as idades, mas também lá fora, estando disponível nas 9 ilhas dos Açores, e em livrarias especializadas no continente."

sábado, 27 de fevereiro de 2021

GOVERNO DOS AÇORES APOIA MOVIMENTO ESCUTISTA DA REGIÃO COM 98 TENDAS

Foto de: DRJ
O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, entregou 98 tendas ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) e Associação de Guias de Portugal (AGP), para serem disponibilizadas aos vários agrupamentos escutistas dos Açores.
 
O Diretor Regional da Juventude destacou, em Ponta Delgada, que a Direção Regional tem colaborado com o movimento escutista na prossecução das suas atividades, nomeadamente o apoio a melhores condições para que possam desenvolver atividades mais condignas, eficazes e mais relevantes para os jovens.
 
“Com esta iniciativa queremos dotar todos os Grupos, Agrupamentos e Companhias de equipamento que seja relevante para as atividades mais significativas e mais impactantes”, frisou Eládio Braga, acrescentando que este tipo de apoio “surge numa ótica de atribuir material idêntico a todos, tornando assim este apoio mais equitativo.”

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

APOIO DA CÂMARA DA POVOAÇÃO ÀS EMPRESAS ESTIMADO EM CERCA DE 100 MIL EUROS

Com o objetivo de minorar os efeitos adversos da Pandemia COVID-19 na Economia Local a Câmara Municipal da Povoação aprovou, para o ano de 2021, medidas de apoio às empresas em nome individual e coletivo do concelho, constituindo um esforço financeiro por parte da autarquia que deverá ascender aos 100 mil euros. O valor previsto contempla a isenção para a restauração do pagamento da taxa devida pela colocação de panelas de cozido na Zona da Lagoa das Furnas, a isenção do pagamento da taxa de ocupação com esplanadas, a isenção do pagamento de rendas devidas pela ocupação com atividade comercial de edifícios ou espaços municipais, contratualizados até esta data e a isenção do pagamento dos consumos de água, aluguer de contador e tarifa de disponibilidade, bem como do serviço de recolha de resíduos sólidos.


Todas as empresas em atividade antes de 2020, que demonstrem uma quebra no seu volume de negócios igual ou superior a 20%, a justificar por comparação entre o ano de 2019 e 2020, poderão candidatar-se a beneficiar das medidas de apoio ao setor previstas na proposta do Executivo Municipal.

GUALTER FURTADO REELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL DOS AÇORES

O economista Gualter Furtado foi reeleito presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, em votação tida em plenário do parlamento regional, na cidade da Horta. 


Gualter Furtado, natural das Furnas, na ilha de São Miguel, foi eleito, informou a Mesa da Assembleia Legislativa Regional, com 52 votos a favor, dois contra e três abstenções.


O órgão consultivo independente, cuja criação foi aprovada na Assembleia Legislativa Regional, em junho de 2018, veio substituir o antigo Conselho Regional de Concertação Estratégica, até então o órgão de consulta e concertação nos domínios das políticas económica, social e ambiental da região, e conta com cerca de 40 membros de diversos setores da sociedade civil e do Governo Regional.

FALECEU A POVOACENSE ANA MARIA MONIZ 10/04/1954 - 25/02/2021

Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de 2021, aos 67 anos de idade, faleceu no seu domicílio, a Povoacense Ana Maria Carreiro de Amaral Moniz, natural da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Lomba do Loução, residente Canada do Serradinho, Morro, Freguesia e Concelho de Povoação, casada com José Manuel da Câmara Moniz, filha de António Xavier de Amaral e de Ana Izabel Carreiro.


A nossa irmã Ana Maria Moniz faleceu em circunstâncias trágicas, num inesperado e terrível incêndio que deflagrou na sua habitação na madrugada de ontem, por volta das 05h da madrugada, ficando o seu marido José Manuel Moniz com alguns ferimentos ligeiros. Foi um acordar povoacense triste e com enorme pesar pela inesperada e trágica perda, não estando ninguém preparado para receber uma noticia tão triste ao iniciar mais um dia. Umas palavras de conforto ao nosso amigo José Manuel Moniz, homem possuidor de um enorme sentido de humor e sempre muito bem disposto com os seus amigos e conhecidos. A sua dor neste momento difícil é enorme, a tristeza o rodeia por ter tragicamente perdido a sua querida esposa, as marcas desta desgraça ficarão, mas a vida continua e há que levantar a cabeça, seguir em frente com a graça de Deus. Que o Povoacense José Manuel encontre o apoio necessário para dar a volta por cima e que nunca perca a fé.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

EMPRESÁRIO VAI EXPANDIR O NEGÓCIO E EM MAIO PASSARÁ A TER 9.000 GALINHAS NO SEU AVIÁRIO


Nuno Teixeira sofreu quebras de 50% nas vendas de ovos


A sua vida esteve sempre ligada à agricultura?


Fui criado na agricultura, depois fui para construção e agora vim acabar de novo na agricultura, mais propriamente na avicultura, mas sempre tive pequenas explorações de animais. Sou natural da Povoação e cresci lá. Por curiosidade, o antigo do dono do aviário também era da Povoação. Ele tinha fundado este aviário no inicio dos anos 80. Comecei a trabalhar na agricultura com uma tia minha e foi nessa época que comecei a ganhar algum dinheirinho nas vacas. Depois sai das vacas e fui para a construção.


Mudou-se para a construção por alguma razão?


A vida na agricultura e nas vacas não nos dá folgas.


Mais tarde emigra. O que está por detrás dessa opção?


Estive nas Bermudas a trabalhar na construção civil para melhorar a minha vida, mas nunca deixei de pensar na nossa terra, nos meus filhos e na vida que levamos cá. Estar lá era bom mas perdemos o conforto da família. Fui sempre com a ideia de voltar e nunca de ficar a viver lá.


Quando se dá a volta para a agricultura?

MADRUGADA TRÁGICA NA VILA DA POVOAÇÃO

Por volta das 05h00 da madrugada foi acionado o alerta com o toque de sirene pelos Bombeiros voluntários da Povoação.


Deflagrava um incêndio em habitação na Canada do Serradinho, na Rua do Morro.


Um cenário de horror que terminou trágico. Infelizmente com uma vítima mortal a lamentar e um ferido com alguma gravidade. 


Já é o segundo incêndio que deflagra num curto espaço de tempo numa habitação no Concelho da Povoação.


Um Olhar Povoacense endereça sentidas condolências à família deste casal povoacense pela trágica perda.


Mais tarde apresentaremos nota de falecimento completa.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

RIBEIRA QUENTE QUASE 28 ANOS DEPOIS

Nos anos de 1976 e 1977 o Senhor Augusto Azevedo Rua, do Distrito de Braga, exerceu as funções de Comandante do Posto da Guarda Fiscal na Ribeira Quente. Residiu durante esse período de tempo na freguesia com sua esposa Lívia Rua e seu filho António Rua, o qual frequentou a 4ª Classe na escola primária. Em março de 2005, quase 28 anos depois, visitou e recordou com saudades a Ribeira Quente e demais pessoas amigas...

Num belo dia de manhã, mais concretamente no dia 3 de março de 2005, por volta das 08 horas, em visita à ilha de São Miguel encontrei o senhor João Costa, de pronto perguntei-lhe se era da Povoação, o qual respondeu-me que não, apenas exercia a sua profissão na Câmara Municipal, mas que era da Ribeira Quente. Entretanto, disse-lhe que tinha trabalhado naquela freguesia nos anos de 1976 a 1977, exercendo as funções de Comandante do Posto da Guarda Fiscal, residindo com a minha esposa Livia de Jesus Gonçalves Araújo Rua e filho António Augusto Araújo Rua, o qual frequentou a 4ª classe na Escola Primária daquela freguesia.

Fiquei a conversar com o senhor João algum tempo e falei-lhe daquele povo, um povo simples, sincero, acolhedor e puro no que dizia. Foi então, que o senhor João falou-me da Associação Cultural Saudades da Terra e convidou-me a fazer uma pequena resenha histórica da minha passagem pela Ribeira Quente daquela altura, a fim de ser enviado para a referida Associação, visto ser um momento oportuno para dar a conhecer e recordar alguém que passou pela Ribeira Quente.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

XIX EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS CANCELADA DIVIDO AO COVID-19

A freguesia de Furnas no corrente ano de 2021, não realizará no próximo fim de semana a XIX Exposição de Camélias, no Casino do Terra Nostra Garden Hotel, de 25 a 27 do mês em curso,  como vem sendo hábito todos os anos a esta parte,  devido ao período menos bom em que estamos a atravessar, como todos sabemos  devido ao COV-19. É um evento de grande interesse cultural para o Concelho de Povoação, essencialmente para a freguesia das Furnas e apesar de ser na época de inverno, tem sido grande impulso para a atracão de muitos forasteiros para visitar tão enorme evento.


O evento em causa é realizado, através da Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia e o Terra Nostra Garden Hotel e a exposição já conta mais de 200 espécies de camélias como foi o caso do ano transacto.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

QUEDA DE ÁRVORE DE PEQUENO PORTE INTERROMPE ESTRADA FUNAS - POVOAÇÃO - FURNAS POR BREVES MINUTOS

Fotos de: Um Olhar Povoacense 

A queda de uma árvore de pequeno porte interrompeu a estrada regional à poucos minutos entre Furnas - Povoação - Furnas.


A passagem aos veículos automóveis ficou obstruída devido à posição da árvore que tombou em sentido transversal da via.


Rapidamente um grupo de condutores entreajudaram-se conseguindo empurrar a árvore um pouco mais para dentro da berma, sendo que um dos condutores, Paulo Rocha, possuía um serrote na sua viatura que foi muito útil para cortar os galhos e deixar livre uma das faixa de rodagem.


A quem circular com viaturas pesadas há que ter atenção ao cabo de telefone suspenso entre a via.


Numa estrada ladeada por árvores nunca sabemos quando uma situação inesperada como estas acontece, por isso a atenção redobrada em dias mais agrestes é aconselhável.


GOVERNO DOS AÇORES APOSTA NA VALORIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL PARA QUALIFICAR OS AÇORIANOS

Foto de: João Freitas

A Secretária Regional da Educação destacou na passada sexta-feira, 19 de fevereiro, em Ponta Delgada, que é preciso tornar o ensino profissional como primeira linha para que possa constituir uma escolha que seja de qualidade para os jovens açorianos.


“O ensino profissional foi durante muitos anos tido como a alternativa ao jovem que não tinha sucesso no ensino regular e é preciso reverter isso”, referiu Sofia Ribeiro, à margem do webinar valorização do ensino profissional nos Açores, que contou também com a presença do Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.


De acordo com a titular da pasta da Educação, “a aposta do Governo é na diversidade e na qualidade, sendo que, segundo estudos profissionais, quando os jovens investem na sua formação têm um aumento de remunerações e de possibilidade de empregabilidade”.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

ATLETA POVOACENSE FINALISTA DE TORNEIO DA ATMISM

2º Lugar a Povoacense Mónica Correia
Foto de: CDEP

Este fim de semana fica marcado pelo regresso das competições oficiais da Associação de Ténis de Mesa da Ilha de São Miguel (ATMISM), depois de uma paragem devido à COVID-19. No pavilhão do complexo desportivo da Ribeira Grande, meia centena de atletas, dos infantis aos seniores, disputaram o torneio “Ourivesaria Azevêdo”, prova a contar para o ranking list da ATMISM. O Clube Desportivo Escolar da Povoação apresentou-se com 7 atletas: 1 júnior e 6 cadetes.

FESTIVAL DA CANÇÃO

Estão escolhidos os primeiros finalistas do Festival da Canção. 

Em cima à esquerda: Jaime Gama
Em baixo à esquerda: Gualter Furtado
Romeu Bairos à direita

A cantar sua saudade

À beira duma caldeira,

O Romeu tem na verdade

Uma voz que é de primeira!

   

    Jaime Gama


No festival da Canção

Em que participa o Romeu,

Com a saudade no coração

O nosso voto Romeu, é teu!


    Gualter Furtado


O Romeu é Furnense dos Açores


sábado, 20 de fevereiro de 2021

COMÉRCIO DE MODA E VESTUÁRIO: RECLAMAÇÕES DISPARAM 146%

Principais motivos das queixas dos consumidores relacionam-se com as compras feitas online. MO Online foi a marca mais reclamada em 2020. La Redoute conquista melhor Índice de Satisfação.

Uma análise do Portal da Queixa permitiu constatar que a categoria Comércio de Moda e Vestuário foi a que registou a maior subida de reclamações em 2020. A tendência de crescimento é verificada também, em 2021, com um total de 2197 reclamações já registadas entre janeiro e 16 de fevereiro. Um aumento de 146% face ao período homólogo. As lojas físicas fechadas impulsionaram as compras online, por isso, o atraso nas entregas é o principal motivo de reclamação dos consumidores.

De acordo com os dados do Portal da Queixa, de 1 de janeiro até 31 de dezembro de 2020, os portugueses apresentaram um total de 9442 reclamações dirigidas a marcas inseridas na categoria Comércio de Moda e Vestuário. Um aumento de 197% comparativamente com o ano de 2019, onde foram registadas, durante o mesmo período, 3179 queixas.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

QUALIFICAÇÃO DOS AÇORIANOS É PRIORIDADE ESTRATÉGICA DO GOVERNO REGIONAL, DEFENDE DUARTE FREITAS

Foto de: JF

O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego adiantou ontem, na Lagoa, que o XIII Governo dos Açores pretende intensificar o investimento na qualificação profissional dos trabalhadores e dos desempregados através da implementação de uma nova medida que tem associada um plano de consultoria destinada às microempresas.


“O Governo dos Açores já está a trabalhar na criação de um novo programa de apoio com o objetivo de dar um novo impulso à qualificação dos ativos empregados e desempregados na nossa Região”, afirmou Duarte Freitas, acrescentando que a nova medida “tem associada uma oferta formativa destinada às microempresas que será concretizada através de consultoria”.


À margem de uma visita à Escola Profissional INETESE - Instituto de Educação Técnica Açores, no concelho da Lagoa, o Secretário Regional salientou que a nova medida representa “um ambicioso desafio às escolas profissionais e entidades formadoras, bem como às empresas açorianas”.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

DESCENDENTE DA POVOAÇÃO VAI JOGAR EM EQUIPA DE FUTEBOL POLACA

Foto de: 90.11 Management

É descendente a Povoação o jovem jogador Rui Miguel Januário Costa. Nasceu a 18 Dezembro de 1999, natural de Ponta Delgada, Arrifes, filho da Povoacense Amélia Januário Costa, natural da Lomba do Cavaleiro, freguesia e concelho de Povoação, e de Rui Costa, natural de São Roque, concelho de Ponta Delgada.


O jovem jogador micaelense vai rumar à Polónia onde irá ingressar na equipa do LKS Lagow.


Um Olhar Povoacense deseja os maiores sucessos ao jovem jogador descendente da Povoação.


SALTO SIGNIFICATIVO: RUI COSTA RUMA À POLÓNIA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

FALECEU A FURNENSE MARIA SOUSA 20/05/1933 - 14/02/2021

Aos catorze dias do mês de fevereiro de 2021, aos 87 anos de idade, faleceu pelas 17 horas e 45 minutos, a Povoacense Maria da Esperança Ricardo de Sousa, natural da freguesia de Furnas, residente na Rua do Estaleiro, freguesia de Furnas, Concelho de Povoação, viúva de José da Costa, filha de José Pereira Ricardo e de Maria dos Anjos de Sousa.


É muito triste e doloroso perder um ente querido, mas isso não é o fim. Para aqueles que têm o Senhor Jesus Cristo no seu coração, não existe morte permanente. A morte do corpo é somente o grande começo da vida eterna. Amém!


O funeral da nossa irmã Maria Sousa realizou-se na passada segunda-feira, 15 de fevereiro, às 16h00, com Missa de Corpo Presente na Igreja de Nossa Senhora D’Alegria, partindo logo após rumo à sua última morada, cemitério das Furnas.


Um Olhar Povoacense endereça sentidos pêsames aos seus familiares.



PADRE ANDRÉ DE RESENDES FESTEJA HOJE O SEU ANIVERSÁRIO

São 36 anos de idade que completa hoje o padre André de Resendes.

Foto de: Um Olhar Povoacense

Está em festa conjuntamente com a sua família,  comunidade de Nossa Senhora dos Remédios, Água Retorta e toda a Ouvidoria da Povoação.


O Padre André de Resendes nasceu a 17 de Fevereiro de 1985, e é natural da Freguesia da Fajã de Baixo, Concelho de Ponta Delgada.


A sua ordenação sacerdotal aconteceu a 19 de Dezembro de 2009, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, tendo celebrado a sua missa nova no dia seguinte na referida igreja.


Trabalhou como diácono na Ilha do Pico, até à sua ordenação, onde, posteriormente, assumiu as funções de pároco da Candelária, Criação Velha, Bandeiras e, ainda, Vigário Paroquial do Monte, durante 6 anos, ou seja, até agosto de 2015. Também foi Professor de Religião e Moral no Pico.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

FURNAS O VALE FORMOSO

Foto de: Um Olhar Povoacense

Na boca de um Vulcão 

Nasceu um Vale verdejante

E um Povo com Coração 

Foi nele sem medo habitar 

Construindo um lugar pujante

Que todos querem visitar


É a Pátria das Flores 

Com dezenas de nascentes

A melhor montra dos Açores 

De azáleas e camélias sem igual

Com caldeiras efervescentes

E inhame de sabor conventual

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

VIOLA DA TERRA NA “MOSTRA INTERNACIONAL DE VIOLAS DE ARAME DO BRASIL”

Rafael Carvalho

O músico Açoriano Rafael Carvalho participará com a Viola da Terra na “III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil” que decorrerá de 25 a 27 de Março em formato online.


Esta Edição Especial, “Minas – Portugal”, contará com a presença de Rafael Carvalho com a Viola da Terra dos Açores, Roberto Moniz com a Viola de Arame Madeirense e de Pedro Mestre com a Viola Campaniça do Alentejo. Em representação da Viola Brasileira (Viola Caipira) estarão os músicos Chico Lobo, Fernando Sodré, Rodrigo Delage e Wilson Dias.


O evento, produzido pela “Viola Brasil Produções”, contará com uma sessão de abertura a 25 de Março, com uma conversa entre todos os Violeiros participantes. No dia 26 de Março serão apresentados os Concertos Individuais. Para finalizar esta Mostra Internacional teremos Oficinas/Palestras sobre cada uma destas Violas, a 27 de Março. Todos os eventos serão transmitidos no canal de YouTube do Violeiro Chico Lobo e na página de Facebook da “Mostra Internacional de Violas de Arame”.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

CURSO DE FOTOGRAFIA ONLINE COM JOSÉ FRANCO

Gostas de fotografia?

 

As tuas fotografias estão aquém daquilo que desejas?

 

Tens uma câmara fotográfica simpática, mas não sabes tirar o devido partido da mesma?

 

Então, este curso foi programado a pensar em ti, que tens uma paixão pela fotografia, mas que não dominas a tua câmara fotográfica e que não sabes fotografar em modo manual. Esta formação foi criada para ti que queres evoluir na arte de fotografar.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

BURLAS ONLINE DISPARAM EM 2021. PERDAS ESTIMADAS EM MAIS DE 100 MIL EUROS EM JANEIRO.

Consumidores apresentaram mais de 600 reclamações em janeiro. Média de 20 por dia.


O Portal da Queixa fez uma análise ao volume de reclamações recebidas, relacionadas com burlas online. O mês de janeiro de 2021, registou uma média de 20 reclamações por dia, um total de 621 queixas, um significativo aumento de 71% face a janeiro de 2020. Os dados recolhidos apontam para perdas avultadas dos consumidores: o valor total ultrapassa os 100.000 euros, só em janeiro deste ano. É urgente promover a literacia digital dos portugueses, defende o Portal da Queixa, que tem em marcha a campanha #NãoSejasPato que visa informar para os perigos online e potenciar o consumo seguro na internet.

 

No âmbito da semana que celebra o Dia da Internet Mais Segura, o Portal da Queixa fez uma análise às reclamações recebidas por burlas online. Ao longo de 2020, foram registadas 5786 reclamações relacionadas com burlas online, um aumento de 69% face ao ano de 2019, onde foram apresentadas pelos consumidores 3415 queixas. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

FALECEU A FURNENSE MARIA GUILHERMINA CARREIRO 15/05/1937 - 09/02/2021

Aos nove dias do mês de fevereiro de 2021, aos 83 anos de idade, faleceu no seu domicílio, pelas 08 horas e 40 minutos, a Povoacense Maria Guilhermina de Souza Carreiro, natural da freguesia de Furnas, residente na Lomba das Barracas, Furnas, Concelho de Povoação, viúva, filha de António de Souza Carreiro e de Maria dos Anjos Ferreira.


Não tenhamos medo do luto. O luto apenas é uma expressão genuína da nossa alma a dizer que, quem partiu jamais deixará os corações dos seus familiares e amigos. Que a sua alma descanse em paz!

A ARTE E O OFÍCIO DO ALBARDEIRO NAS MEMÓRIAS DE TODOS NÓS…

“ALBARDA-SE O BURRO À VONTADE DO DONO”


Era eu uma criança ainda de tenra idade, quando ia com o meu pai de camioneta até à freguesia de Ribeira Seca, salvo erro, do Concelho de Vila Franca do Campo, falar com um senhor cuja profissão ou arte era a de albardeiro. Na altura, perguntava a meu pai o que era que aquele senhor fazia, o qual me respondeu: “albardas para burros”, cuja profissão não sabia que era a de “Albardeiro”. Penso, que, atualmente, está em desuso, porque os agricultores quando iam para as suas propriedades, conhecidas por todos nós, de “terras”, eram proprietários daquele animal “burro”, porque achavam neles um meio de transporte, ou carga, como diziam antigamente e mesmo até os próprios donos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

FALECEU A POVOACENSE DEODATA CARREIRO 23/03/1932 - 08/02/2021

Aos oito dias do mês de fevereiro de 2021, aos 88 anos de idade, faleceu no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, pelas 07 horas e 00 minutos, a Povoacense Deodata Fernandes Carreiro, natural da freguesia do Faial da Terra, residente na Rua do Vicente, Faial da Terra, Concelho de Povoação, viúva, filha de Manuel Carreiro Pereira e de Georgina Fernandes Vigário. 


Não é fácil perder quem amamos, fica um vazio, um adeus constante, tantos porquês, tantas lembranças. Tanto amor, tantas saudades. Mas tenhamos todos a certeza que não foi um adeus… foi apenas um até breve. Que a sua alma descanse em paz!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

CONVITE 38ª TERTÚLIA FOTOGRÁFICA “GENTE BOA” COM JOSÉ FRANCO

No próximo domingo, dia 14 de fevereiro de 2021, pelas 20:30 horas dos Açores, 21:30 de Portugal Continental e 18:30 horas de Brasília, iremos promover a 38ª Tertúlia Fotográfica “Gente Boa” com José Franco.

 

Há semelhança das últimas semanas, iremos dividir a tertúlia em duas partes. Na primeira hora iremos analisar e votar na melhor fotografia de três enviadas pelos nossos habitués. Na segunda hora passaremos a discutir uma história fotográfica, anónima, constituída por cinco ou mais fotografias, acompanhadas de uma sinopse. Mandem as vossas três fotografias até às 13 horas de domingo, dia 14 de fevereiro.

 

Entrar na Tertúlia Fotográfica via Zoom:

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

ANO DE 1946 - PESCA DO ALTO MAR E TRAGÉDIA

Incentivados pelas boas perspectivas lançadas ao tempo pelo industrial Lori, e aproveitando não só a experiência alcançada por alguns velhos sábios pescadores do porto da Ribeira Quente, que estiveram ou estavam ao serviço de algumas embarcações de pesca do bonito e atum, do referido industrial dos lados de Santa Clara ou Nordela, mas também a certeza de que arranjariam facilmente tripulações na Ribeira Quente, dois comerciantes desta localidade investiram nesse tipo de embarcações motorizadas, porque o futuro parecia ser promissor.


António Inácio Flor de Lima, homem empreendedor, juntando-se a Manuel Pacheco de Medeiros Júnior, da Vila da Povoação, mandou fazer uma embarcação idêntica às do Lori, mesmo na Ribeira Quente, visto que já ali existiam dois valiosos carpinteiros-calafates, o Sousa e o Horácio, ambos com vastos conhecimentos de construção de barcos de pesca artesanal.

COMUNICADO DA AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL – ÓBITO

A Autoridade de Saúde Regional informa que faleceu um homem de 76 anos esta manhã no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, vítima de Covid-19.


O utente era residente em São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo, e estava internado desde 20 de janeiro.


À família, a Direção Regional de Saúde endereça sentidas condolências.


Sobe para 28 o número de vítimas mortais por Covid-19 nos Açores.


Governo dos Açores


Um Olhar Povoacense endereça sentidos pêsames à família enlutada.



FALECEU MARIA TEODORA BORBA, PRIMEIRA DIRETORA DO MUSEU DA GRACIOSA, AOS 89 ANOS

O Governo dos Açores lamenta a partida de Maria Teodora de Borba, docente e diretora do Museu da Graciosa.


Maria Teodora nasceu a 25 de abril de 1931 no Norte Pequeno, ilha de São Jorge e onde concluiu o ensino primário. Aos 18 anos, faz o exame de regente na ilha Terceira e ingressou no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo. No 4º ano de liceu, regressa a São Jorge para recuperar de um problema de saúde e retoma os estudos no Colégio de Santo António, no Faial, onde completa o 4º e 5º anos.


Esta formação cívica e religiosa pautou os seus quase 90 anos de vida.


Com o intuito de ser enfermeira, regressa à Terceira para o exame de admissão ao ministério. A vida encaminhou-a para o ensino e terminou a formação em 1957, ano em que ficou colocada na Escola Masculina Sousa Júnior, na Praia da Vitória.

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA PROMOVE INICIATIVA “CARNAVAL COM SABOR A SAUDADE”

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, a partir desta quarta-feira, 10 de fevereiro, a iniciativa “Carnaval com Sabor a Saudade”, com o objetivo de divulgar a tradição suspensa em 2021 devido á Covid-19.


Através de um conjunto de depoimentos gravados nos últimos dias com mais de duas dezenas de protagonistas do Carnaval da Terceira, autores, investigadores, atores e encenadores vão relembrar os carnavais antigos, as suas referências e como vão passar este ano de interrupção que, não sendo inédito na história, é novo para as gerações mais jovens.

MISSA DE SÉTIMO DIA

A Missa de sétimo dia por alma do Povoacense José Manuel Araújo Amaral, que faleceu no passado dia 31 de janeiro de 2021 no Canadá, será celebrada na próxima quinta-feira, 11 de fevereiro, às 18 horas e 30 minutos, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus.



GOVERNO DOS AÇORES NÃO CONCEDE TOLERÂNCIA DE PONTO NO CARNAVAL

O Governo dos Açores, reunido em Conselho de Governo esta manhã, e considerando a situação pandémica que se atravessa, decidiu não conceder tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 16, a popularmente designada por terça-feira de Carnaval.


Governo dos Açores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO ATUALIZA SITUAÇÃO DAS ESCOLAS AÇORIANAS FACE AO IMPACTO DA COVID-19

A Secretaria Regional da Educação procedeu a uma atualização da situação dos estabelecimentos de ensino público da Região Autónoma dos Açores face ao impacto da Covid-19.


Neste sentido, a tutela informa que na ilha de São Miguel, nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Povoação e Nordeste, as escolas do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional retomaram o ensino presencial.


Em relação à ilha Terceira, a EBI Francisco Ferreira Drummond já não tem nenhuma turma em quarentena.


Relativamente às escolas dos concelhos da Ribeira Grande e de Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, continuam encerradas, mantendo-se o ensino a distância. 


Governo dos Açores