O
Governo dos Açores vai implementar, nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, um
projeto-piloto envolvendo as bibliotecas escolares de até quatro escolas da
Região, de acordo com o teor de um despacho da Secretaria Regional da Educação
e Cultura publicado hoje em Jornal Oficial.
Este
projeto-piloto, que será distribuído pelo arquipélago “em territórios
educativos potenciadores de um trabalho em rede”, decorre de um diagnóstico à
situação das bibliotecas escolares ao nível regional na sequência da
experiência de lançamento em 2011 da Rede Regional de Bibliotecas dos Açores
(RRBE).
Através
desse diagnóstico, refere o despacho do titular da Secretaria Regional da
Educação e Cultura, “concluiu-se que há uma grande disparidade entre as
bibliotecas escolares das unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional no
que diz respeito, entre outros aspetos, ao modo como se organizam, ao acervo e
aos recursos de que dispõem, à importância atribuída à biblioteca escolar na
vida de cada escola”.
Reconhece-se,
contudo, às bibliotecas escolares “um papel de relevo na promoção do sucesso
escolar”, designadamente através de “um trabalho inter e transdisciplinar com
as diferentes áreas curriculares, bem como do desenvolvimento da literacia de
leitura e de leitores autónomos e competentes”.
No
despacho agora publicado estabelece-se que os coordenadores das bibliotecas das
unidades orgânicas que integram a experiência-piloto terão, entre outros
aspetos, uma redução de 50% da componente letiva.
Desde
que o trabalho desenvolvido garanta a
sua integração, as escolas-piloto passam – segundo o Despacho de Avelino
Meneses -, durante o ano letivo 2016-2017, a incorporar o Programa da RRBE dos
Açores.
As
bibliotecas escolares que não integram o
projeto-piloto recebem “apoio e orientações” da RRBE, sendo-lhes igualmente
dada a oportunidade dos seus coordenadores e elementos permanentes “receberem
formação creditada e não creditada”, adianta-se.
O
Programa da RRBE será alargado, refere ainda o Despacho, de forma faseada à
totalidade da rede pública do Sistema Educativo Regional.
Texto: GaCS/PB
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