domingo, 1 de fevereiro de 2026

A IRIS AÇORES E OS POLINIZADORES

Os polinizadores, como as abelhas, as moscas-das-flores e as borboletas, prestam um serviço essencial aos ecossistemas, sendo fundamentais para a conservação da natureza, a produção agrícola e o bem-estar humano. Contudo, atualmente enfrentam múltiplas pressões globais, que vão desde mudanças no uso do solo — responsáveis pela simplificação e homogeneização das paisagens — até invasões biológicas e as alterações climáticas.

Entre os polinizadores mais relevantes da nossa fauna destacam-se as abelhas, uma vez que são os únicos organismos que transportam ativamente o pólen para o ninho. Além disso, em todas as fases do seu ciclo de vida, alimentam-se exclusivamente de pólen e néctar. Importa salientar que a conhecida abelha-do-mel (Apis melifera), que possui particular importância para os seres humanos, por ser uma das poucas espécies domesticadas e, sobretudo, por ser a única na Europa capaz de produzir mel.

O Núcleo Regional dos Açores, apela a todas as pessoas para contribuírem para a proteção dos polinizadores, através de pequenas ações, como, por exemplo:

  • Plantar espécies nativas e diversificadas, especialmente plantas ricas em néctar e pólen, em jardins, varandas ou mesmo em vasos.
  • Evitar o uso de pesticidas e herbicidas, sobretudo inseticidas, optando por métodos naturais de controlo de pragas.
  • Manter espaços verdes mais “naturais”, deixando algumas áreas com flores espontâneas e evitando cortes frequentes da relva.
  • Apoiar a agricultura sustentável, escolhendo produtos biológicos e locais, que promovem práticas mais amigas dos polinizadores.
  • Valorizar e proteger habitats naturais, respeitando áreas verdes e apoiando iniciativas de conservação.
  • Sensibilizar outras pessoas, partilhando informação e promovendo atitudes amigas dos polinizadores na comunidade.

A partir de 1 de fevereiro, o Núcleo Regional dos Açores da IRIS-Associação Nacional de Ambiente, semanalmente, dará a conhecer algumas plantas melíferas, isto é, aquelas cujos produtos - néctar, pólen, melada e própolis - são explorados pelas abelhas.


Açores, 1 de fevereiro de 2026

Sem comentários:

Enviar um comentário