Este fim de semana a tradição cumpriu-se com a inauguração das Luzes e dos Presépios da Vila da Povoação, das Furnas e do Faial da Terra. Amanhã será a vez da inauguração do Presépio de Água Retorta.
A Junta de Freguesia de Água Retorta vai inaugurar, no dia 10 de dezembro, pelas 20 horas, o seu Presépio Tradicional, no Jardim da Casa do Povo, que este ano está a celebrar 10 anos de vida.
O Presépio é uma obra de arte feita em trabalhos manuais, com casas construídas em madeira, pedra, palha e figuras elaboradas com tecidos reaproveitados. A Junta, em parceria com a Casa do Povo local e com o apoio da Câmara da Povoação, elabora este Presépio de grande dimensão, que retrata algumas passagens da bíblia e as vivências da localidade que é conhecida como a “Mais Pitoresca dos Açores”.
Após a inauguração do Presépio decorrerá uma animação com as crianças do ATL na Casa do Povo, iniciativa aberta a comunidade.
O Presépio Tradicional de Água Retorta ficará exposto até ao 11 de janeiro e o seu horário de funcionamento será oportunamente divulgado.
No Faial da Terra, o Presépio também exposto na Casa do Povo local é uma maravilhosa recriação da própria freguesia, onde estão representados edifícios e lugares emblemáticos da localidade, que foram elaborados em madeira e bonecos trabalhados a partir de materiais reaproveitados. O Presépio de Natal é uma iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia, em colaboração com a Casa do Povo e ficará em exposição até 11 de janeiro, de segunda a sexta, das 13 às 20 horas e sábados, domingos e feriados, das 10 às 20 horas.
Na Povoação, o Presépio e a Inauguração das Luzes fizeram-se ao som da Cantata de Natal do Coro Infantojuvenil da Câmara Municipal da Povoação, dirigidos pela maestrina Andreia Festa e acompanhados no piano por Paulo Furtado. Depois seguiu-se Marisa Dias.
Com o objetivo de criar um ambiente natalício no coração da sede do concelho, e primeiro povoado da ilha de São Miguel, a Câmara da Povoação tem realizado, desde 2017, um Presépio de Natal, com figuras em tamanho real, no Jardim Municipal e por algumas artérias da Vila, de modo a levar os visitantes a passear pelo comércio tradicional. Todos os anos a autarquia tem investido em novas figuras e recriações como forma de embelezar e lembrar a quadra que atravessamos.
A iluminação de Natal na Vila da Povoação pode ser visitada, durante a quadra natalícia, todos os dias das 17h30 às 02h00. Na noite da Consoada e de Passagem de Ano a iluminação ficará ligada até às seis da manhã.
Nas Furnas, a Sociedade Harmónica Furnense e o Grupo Folclórico das Camélias animaram a inauguração do mais famoso Presépio dos Açores, que este ano está também a comemorar 50 anos de existência.
A Câmara da Povoação e a Junta de Freguesia local empenharam-se na iluminação do Presépio e na recriação de diferentes cenários bíblicos, que opulentaram a zona das caldeiras.
Durante o mês de dezembro, o Presépio das Caldeiras das Furnas contará com animação musical de artistas locais e regionais, durante os fins de semana. No dia 13 de dezembro atuará Marisa e Renato e no dia 27 David Rita. Os concertos terão início pelas 20h30.
O Presépio das Caldeiras das Furnas ficará iluminado durante toda a noite nos dias da Consoada e também na véspera de Fim de Ano e no próprio Ano Novo. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 à 01h00.
Descubra a magia do Natal no Concelho da Povoação visitando os seus 4 Presépios cheios de encanto e tradição! Cada Presépio revela um cenário único, feito com dedicação e espírito festivo, que promete encantar miúdos e graúdos. Traga a família, percorra o concelho e deixe-se envolver pela beleza desta quadra tão especial.

Sem comentários:
Enviar um comentário