No dia 31 de Maio o “Workshop Viola Micaelense decorreu no Concelho da Lagoa, tendo contado com tocadores de Viola da Terra e Violão do Grupo Folclórico Grujola e tocadores da Lagoa, tendo culminado com uma apresentação musical que decorreu na Sede do Grupo.
O trabalho foi direcionado para modas do cancioneiro Açoriano que os tocadores não conheciam, ou não costumam tocar no seu dia-a-dia e modas do repertório do grupo folclórico. Foram trabalhados exercícios de aquecimento para o polegar e exercícios de digitação, formas de potenciar a qualidade sonora extraída do instrumento quer a uma voz quer a duas vozes, a alternância de melodias entre solistas bem como outras sugestões de harmonização das peças em estudo.
O “Workshop Viola Micaelense”, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra, tem estado a percorrer todos os Concelhos da Ilha de São Miguel desde Dezembro. O objectivo desta acção é de promover workshops proporcionando um acesso à formação de proximidade, ao mesmo tempo que pretende criar novas dinâmicas em cada local por onde passa, tentando cativar também outras tocadores para a integração e renovação dos grupos.
4 formandos de Viola da Terra e 2 de Violão puderam partilhar experiências e conhecimentos, sob a orientação do formador Rafael Carvalho, com apoio de César Carvalho no Violão, e apresentar esse resultado numa sessão pública, que culminou com um beberete convívio entre todos oferecido pelo Grujola.
A 15 de Junho o “Workshop Viola Micaelense” encerrará a sua primeira edição em Vila Franca do Campo, concluindo dessa forma esta primeira fase de formação de proximidade na Ilha de São Miguel, contando com o músico e professor Açoriano Rafael Carvalho como formador e orientador do mesmo, formador que conta com mais de duas décadas ligado ao ensino da Viola da Terra, desde o ensino nas Escolas de Violas da Ribeira Quente, Academia da Povoação, Escola de Violas da Fajã de Baixo e o ensino e estruturação curricular do curso de Viola da terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Juventude Viola da Terra em colaboração com o Grujola (Associação Grupo de Jovens da Lagoa) e com o apoio da Direcção Regional da Juventude Açores, através do programa AECT.


Sem comentários:
Enviar um comentário