quarta-feira, 6 de novembro de 2024

JOVENS AÇORIANOS COM MAIS OPORTUNIDADES DE OCUPAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL E NOVO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NA REGIÃO

Foto de: Um Olhar Povoacense

O investimento no próximo ano nas políticas de juventude vai ascender aos 3,5 milhões de euros, adiantou hoje a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego na Comissão de Assuntos Sociais do Parlamento açoriano, onde apresentou a proposta de Plano e Orçamento para 2025 na área.

Maria João Carreiro explicou que o Plano de Investimento afeta 2,5 milhões de euros para a execução de programas e medidas exclusivas da Direção Regional da Juventude, aos quais acresce 1 milhão de euros do Fundo Regional de Emprego para a execução da medida “Regressa a Casa” do pacote “+ Jovem”, criado pelo Governo para atrair e reter talento jovem em cada uma das ilhas.

Perante este reforço do investimento público nos jovens açorianos, a Secretária Regional expressou o “otimismo e confiança” com que o Governo dos Açores encara o próximo ano também em matéria de políticas públicas para os jovens. 

No que respeita à participação e associativismo jovem, cujo investimento foi reforçado em 10 mil euros, totalizando 470 mil euros para o próximo ano, vai ser criado um programa de voluntariado na Região para jovens até aos 24 anos de idade, para além do início da implementação das ações que vão integrar o Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem – DemocraciAZ.

O investimento na “Integração socioprofissional e empreendedorismo jovem” é reforçado em 35 mil euros, totalizando 790 mil euros de investimento em 2025.

Este reforço vai permitir aumentar já em 2025 as bolsas de apoio atribuídas aos jovens integrados no OTL-J e criar um subprograma para que os jovens possam ter a possibilidade de integrar um projeto de ocupação durante o verão nas empresas do setor privado, incluindo as do social, explicou Maria João Carreiro.

Também o investimento nas medidas de apoio à criatividade, inclusão e literacia jovem é reforçado em 45 mil euros, totalizando 530 mil euros no próximo ano.

Para além da manutenção de programas inovadores criados pelos governos de coligação PSD/CDS/PPM, como o AECT, para apoiar a criatividade e o talento jovem, ou o recém-criado RE(AGE), para apoiar atividades formativas de jovens em risco, vai ser criado o programa “Jovens Digitais”, para apoiar a formação em competências digitais nas instalações das associações juvenis e equiparadas.

No âmbito da mobilidade juvenil, o Governo dos Açores vai reforçar as vantagens associadas ao Cartão Interjovem e o programa Bento de Góis vai ser alargado a projetos de intercâmbio com os jovens da Diáspora açoriana no Mundo.

“Este investimento vai permitir aprofundar os apoios à participação, ao associativismo, ao voluntariado, à mobilidade, ao empreendedorismo, bem como à iniciativa e à ocupação socioprofissional dos jovens, tendo em vista a sua capacitação transversal e a criação das condições favoráveis à sua fixação na Região”, concluiu a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

Governo dos Açores | Foto: SRJHE

Sem comentários:

Enviar um comentário