terça-feira, 1 de outubro de 2024

UTILIZAÇÃO DE INTERNET POR PESSOAS ACIMA DOS 64 ANOS DUPLICOU DESDE 2019

Hábito de leitura de notícias online entre as camadas mais velhas da população também está em alta e aproxima-se de um milhão de pessoas

Há cada vez mais seniores a aceder à internet em Portugal. O estudo Bareme Internet, produzido pela Marktest, tem registado uma trajetória consistente de crescimento na presença online de cidadãos com mais de 64 anos e a tendência manteve-se em 2024, atingindo já um universo de 1,3 milhões. Um valor que representa 56% dos portugueses acima dos 64 anos.

O crescimento nos hábitos de utilização de internet nas camadas mais velhas da população é ainda mais assinalável quando comparamos o atual universo de utilizadores com mais de 64 anos com os valores de 2019 e verificamos que duplicou face aos 28% que então se registavam.

Em paralelo com esta evolução no acesso à internet, o estudo da Marktest identifica outra tendência entre os cidadãos com mais de 64 anos que costumam estar online: o hábito de leitura de notícias online também está a crescer e aproxima-se já de perto de um milhão de leitores.

Na comparação com a edição de 2023 do Bareme Internet, este valor traduz um acréscimo de quase 100 mil novos leitores online acima dos 64 anos.

Sobre o Grupo Marktest:

Constituído em 1980, o Grupo Marktest é especializado em estudos de mercado e processamento de Informação. Hoje, é mesmo o grupo Português com maior projeção nacional e internacional na sua área de atuação. A Atividade do Grupo abrange vários segmentos como a medição de audiências de meios, monitorização de investimentos publicitários, estudos regulares (barómetros) nas áreas das Telecomunicações, Banca, Seguros, Distribuição Moderna, Painéis na área da Internet e estudos de pricing e auditoria de retalho. Integrada com estas atividades, o Grupo criou ainda uma forte área de desenvolvimento de software que tem permitido o seu crescimento baseado na qualidade, inovação e afirmação no mercado nacional, bem como numa sustentada expansão internacional.

Em 2023, a Marktest fez parte da criação do grupo Minerva Insights, que resultou da união de diversas empresas especializadas no setor de pesquisa de mercado, análise de dados e consultoria de inovação. O Grupo combina credenciais notáveis em diversos setores, aproveitando a tecnologia, experiência e conhecimento de mais de 400 profissionais para obter, analisar e converter grandes quantidades de dados de mercado, estruturados e não estruturados, em ferramentas estratégicas acionáveis. Opera a nível nacional e internacional e tem escritórios em Lisboa, Barcelona, Braga, Bragança e Madrid e uma delegação em Mumbai.

Sem comentários:

Enviar um comentário