quinta-feira, 31 de outubro de 2024

TRADIÇÃO DO PÃO-POR-DEUS TRANSMITIDA ÀS CRIANCINHAS DA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA

Atendendo à nossa tradição do dia de todos os Santos, e da importância de a não fazer esquecer, a equipa de Educadoras e de Auxiliares de Educação da Creche e Jardim de Infância Mãe Coruja, promoveram junto das nossas crianças a bênção dos Pães-de-Deus, ofertados pela Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros. Para o efeito contataram o Ouvidor da Povoação, Sr. Padre Francisco Rodrigues, para a possibilidade de proceder-se à benção dos mesmos junto das crianças. Solicitação aceite de imediato com bom agrado.


O Sr. Padre Silvano Vasconcelos, pelas 10 horas desta quinta-feira, deslocou-se às instalações da Creche, procedendo de forma muito genuína a um diálogo afetuoso com a nossas crianças, que corresponderam livremente e intuitivamente. O Sr. Padre Silvano procedeu à benção dos Pães-de-Deus que posteriormente foram individualmente entregues a cada criança para levar para as suas casas, sendo ofertado um ao sacerdote como forma de agradecimento.


Certamente este momento perdurará na memória das nossas crianças para sempre, sendo que, o objetivo principal, é fazer prevalecer esta nossa tradição do Pão-por-Deus.


A tradição do Pão-por-Deus no dia de Todos os Santos (1 de novembro), levava as crianças da nossa comunidade a saírem à rua para pedir com uma saquinha de porta em porta o “Pão por Deus”. Recitavam versos ou cantavam e em troca recebiam umas moedinhas e retorquiam “seja pela alma dos seus”.

Sem comentários:

Enviar um comentário