quarta-feira, 25 de setembro de 2024

BirdRace Azores: 2 dias para observar o maior número de espécies de aves possível

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) organiza no fim-de-semana de 5 e 6 de outubro, a 11ª edição da “BirdRace Azores”, com o objetivo de promover a observação de aves nos Açores e contribuir para o aumento da informação disponível sobre as aves que podemos encontrar no arquipélago,  nesta altura do ano.  


Trata-se de uma competição por equipas (até 3 elementos) a quem se pede o registo do máximo de espécies de aves observadas na Região durante o primeiro fim-de-semana de outubro, promovendo assim a observação de aves com amigos e família. 


A competição decorre no Fim-de-Semana Europeu da Observação de aves, uma iniciativa promovida pela BirdLife International e em 2024 conta com o apoio de várias entidades e associações regionais, tais como o município das Lajes do Pico, o Clube de Observação de Aves do Triângulo e o Website Aves dos Açores. Aproximando cada vez mais a atividade da observação de aves e a recolha de informação associada aos observadores de aves dos Açores. 


Este evento, já na sua 11ª edição, contou, até ao momento, com a participação de 94 equipas de várias ilhas dos Açores e já soma 205 participantes que registaram perto de 650 espécies de aves observadas nos Açores no total das suas edições.


“Esta iniciativa é fundamental para promover a atividade da observação de aves nos Açores e garantir o aumento do conhecimento das espécies que nos visitam, uma vez que a BirdRace associa-se ao evento europeu EurobirdWatch. Cada vez mais os Açores são procurados para  a prática desta atividade e a SPEA pretende apoiar o desenvolvimento sustentável da observação de aves nos Açores, garantindo boas práticas e promovendo a sua prática por cada vez mais açorianos” segundo Ana Mendonça, técnica da SPEA que acompanha esta iniciativa há vários anos. 

Este ano a equipa vencedora será premiada com binóculos Opticron para auxiliar as suas observações, estando previstos t-shirts e pins das aves dos Açores para o segundo e terceiro prémio. 


Para participar nesta competição basta visitar o site do Centro Ambiental do Priolo através de www.centropriolo.com e efetuar o preenchimento do formulário aí disponibilizado. A inscrição não dispensa a consulta do regulamento do concurso que também estará disponível para consulta.  


Não perca tempo, faça já a inscrição da sua equipa e ganhe prémios a observar aves!

Sem comentários:

Enviar um comentário