quarta-feira, 3 de julho de 2024

VIOLAS DA TERRA DOS AÇORES COM CERTIFICAÇÃO NACIONAL E EUROPEIA IG

As Violas da Terra dos Açores são o primeiro produto de construção artesanal da Região entre as produções artesanais portuguesas com Indicação Geográfica (IG), com produção reconhecida no espaço do território nacional e europeu.

A cerimónia de certificação decorreu esta segunda-feira no Fórum dos Cordofones Tradicionais Portugueses, promovido pela a.Certifica no âmbito da Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa, na qual participou Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

José Agostinho Serpa, da ilha das Flores; António Mota, da ilha Terceira; Hugo Raposo, da ilha de São Miguel; e Raimundo Leonardes, da ilha de São Jorge, são os primeiros artesãos de Violas da Terra a receber o selo de certificação IG.

Na ocasião, a Secretária Regional com a tutela do “Artesanato dos Açores” destacou a importância desta certificação para a “proteção do saber-fazer artesanal das Violas da Terra”, já que a sua produção certificada passa a estar circunscrita ao território dos Açores e aos artesãos açorianos certificados.

“A certificação de produtos artesanais com IG interessa-nos, porque essa certificação garante a qualidade, a reputação e as características diferenciadoras dos produtos, que passam a ver reconhecido o valor histórico da sua arte e a qualidade da sua produção no território nacional e europeu”, disse.

A certificação das Violas da Terra com a marca de IG “é uma responsabilidade e uma oportunidade para os artesãos”, prosseguiu a governante.

Entre os benefícios do selo de certificação IG está, por exemplo, a proteção dos direitos de propriedade intelectual, a salvaguarda da autenticidade dos produtos, ou a promoção da competitividade das micro, pequenas e médias empresas.

A certificação IG contribui, também, para a preservação e valorização dos produtos artesanais cuja produção está ligada a uma área geográfica específica e a uma maior rendibilidade e atratividade das profissões artesanais tradicionais, criando incentivos ao fabrico de produtos de qualidade.

De acordo com Maria João Carreiro, “o Artesanato nos Açores está a viver um dos seus melhores períodos”, enaltecendo o trabalho do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) na aproximação dos artesãos e das Unidades Produtivas Artesanais a um “serviço público que existe para dinamizar o setor”.

Participaram ainda na cerimónia de certificação José Wellington Nascimento, autor do Caderno de Especificações Técnicas da certificação das Violas da Terra.

A cerimónia terminou com a interpretação do tema “Ilhas de Bruma” por José Agostinho Serpa, na Viola da Terra, e voz da cantora açoriana Mariana Rocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário