terça-feira, 16 de julho de 2024

CENTRO DE PORTUGAL, UM DESTINO E TANTO, AQUI TÃO PERTO

O Centro de Portugal é um destino e tanto. E é-o, ainda mais, quando o olhamos de perto.

Em 2022, a Turismo Centro de Portugal lançou a Campanha “Centro de Portugal, um destino e tanto”, que destaca o facto desta região ser a maior e a mais diversa região turística nacional, mas também onde se poderá encontrar toda esta diversidade, numa curta distância e num curto espaço de tempo. Um destino que, na sua grandeza, oferece tanto território, tanto saber, tanto sabor, tanto céu, tanto mar, tanto verde.

Em 2023, foi acrescentada uma nova camada a esta campanha, procurando dar resposta à questão “Sabias que?”. Destaca curiosidades e pormenores menos conhecidos do Centro de Portugal, que o tornam único e irrepetível, valorizando o produto através das suas características diferenciadoras. Foi lançado um novo filme promocional, “Vou Só 3 Dias”, que é um dos elementos-chave da campanha. Em pouco mais de três minutos, Pedro, o protagonista, propõe-se realizar uma viagem de descoberta pela região durante três dias, mas rapidamente percebe que precisa de muito mais tempo para conhecer o verdadeiro Centro de Portugal: a sua faceta humana, o das gentes, dos saberes, da experiência próxima, da tradição, e dos locais e identidade únicos deste território.

 

Uma das tendências de viagem que mais se tem verificado nos último anos, são as viagens com propósito, aquelas que proporcionam um sentimento de envolvimento e contributo para o desenvolvimento social, cultural e económico do território.Há, cada vez mais, um afastamento do binómio “lazer” vs “trabalho, no que diz respeito às motivações de uma viagem. As pessoas estão cada vez mais conscientes da sua pegada de carbono, da importância de conceitos como sustentabilidade, não só no seu primordial significado ambiental, mas também social e económico.

 

O impacto cultural das viagens é um aspeto cada vez mais valorizado, verificando-se uma procura por viagens únicas e diferentes, que proporcionem experiências turísticas imersivas, capazes de transportar os turistas para a sua cultura e tradições.  Verifica-se, cada vez mais, uma procura por destinos que oferecem essa possibilidade, onde quem viaja pode encontrar a oportunidade de se desconectar dos aspetos triviais do quotidiano diário, possibilitando ao viajante uma reconexão com a natureza e consigo mesmo. Mais do que o “luxo”, dito “tradicional”, as pessoas querem conhecer destinos autênticos, conviver e aprender com as pessoas que nele habitam.Foi neste contexto que a Turismo Centro de Portugal elaborou um “Compêndio de Singularidades do Centro de Portugal”, onde identifica um conjunto de vicissitudes, características e curiosidades, que distinguem esta região. 

E é este caminho de desvendar as especificidades da região, as suas singularidades, que a Turismo Centro de Portugal lança cinco novos spots promocionais, por produto turístico, procurando alavancar ativos muito relevantes do Centro de Portugal, que se encontram alinhados com as novas tendências da procura turística, tais como o turismo industrial, a fé e a espiritualidade, os desportos náuticos, as atividades na natureza ou a gastronomia e vinhos. O desafio será despertar nos turistas, em vídeos de cerca de 20 segundos, a motivação, o ímpeto irresistível de “ver tudo e conhecer tudo”, tal como fez o Pedro, o protagonista do “Vou só 3 dias”. Porque o Centro de Portugal é um destino e tanto. E é-o, ainda mais, quando o olhamos de perto.

 

Este é um statement muito importante, porque, por um lado, destaca a enorme diversidade da região, que merece uma visita mais prolongada, que permita um olhar “mais fino” sobre tudo o que nela existe, convida à experiência, à convivência. Mas também pretende destacar o facto de ser um destino muito próximo de todos, visitável em qualquer altura do ano, e que permite visitas prolongadas, durante vários dias.

É um convite aos portugueses e a todos quantos pretendam viver experiências memoráveis.

Turismo Centro de Portugal, aqui tão perto. 


Centro de Portugal, fé e espiritualidade aqui tão perto


Centro de Portugal, desportos náuticos aqui tão perto


Centro de Portugal, património industrial aqui tão perto

Centro de Portugal, a natureza aqui tão perto


Sem comentários:

Enviar um comentário