sábado, 4 de maio de 2024

CONSELHO DA DIÁSPORA AÇORIANA REÚNE-SE EM PONTA DELGADA A 7 E 8 DE MAIO

O Conselho da Diáspora Açoriana (CDA) vai reunir-se em sessão plenária nos dias 7 e 8 de maio, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, sob a organização da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades.

Este órgão consultivo do Governo dos Açores foi instituído em 2019 e eleitoralmente constituído em 2021, visando assegurar a participação, colaboração e auscultação de representantes das comunidades açorianas dispersas pelo mundo.

No dia 7 de maio, às 10h00, tem lugar a sessão inaugural "Os Conselheiros na Diáspora", liderada pelo Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro. Durante a manhã, os conselheiros da diáspora açoriana eleitos pela Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, Uruguai e outras regiões do mundo terão a oportunidade de partilhar informações, expressar preocupações e fazer sugestões, com vista a promover o diálogo e a resolver desafios das comunidades açorianas no exterior.

Pelas 15h00, realiza-se o painel "Açores e Diáspora – Ligações Socioculturais", dirigido pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estevão, com apresentação de comunicações de Margaret C. Campbell, cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Francisco Martins, vice-reitor da Universidade dos Açores, e Alexandre Gaudêncio, presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, às quais se segue um debate.

Para as 18h00 está programado o "Workshop com a Associação dos Emigrantes Açorianos", focado em explorar possíveis formas de cooperação para os conselheiros deslocados da diáspora açoriana, conduzido pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

No segundo dia de trabalhos, 8 de maio, o programa inicia-se pelas 10h00 com o segundo painel, intitulado “Açores e Diáspora – Realidades e Potencialidades”. Esta sessão conta com as intervenções de Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, de Mário Fortuna, representante da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, e de Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, seguidas de debate.

Pelas 15h00, arranca o terceiro e último painel desta reunião, denominado “Açores e Diáspora – Uma Ponte Transatlântica”, com apresentação de comunicações de Rui Goulart, diretor da RTP/Açores, de Rosa Costa, presidente da VisitAzores, e José Roque, administrador da Azores Airlines.

Neste dia ambos os painéis têm a condução do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, seguindo-se, pelas 18h00, um ‘workshop’ técnico promovido pela Direção Regional das Comunidades sobre a plataforma “Açorianos no Mundo”.

O Conselho da Diáspora Açoriana reúne ordinariamente a cada dois anos, sob a presidência do Presidente do Governo. É composto por 35 membros, incluindo os 19 conselheiros escolhidos pela própria diáspora açoriana, através dos círculos eleitorais da Bermuda (um), Brasil (cinco), Canadá (cinco), Estados Unidos da América (cinco), Uruguai (um), continente português e Madeira (um) e resto do mundo (um), para mandatos de quatro anos.

Integram ainda este Conselho o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, três representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um representante do Conselho Mundial das Casas dos Açores e os diretores regionais com competências nas áreas da emigração e comunidades, da solidariedade social, da qualificação profissional e emprego, da cultura, do turismo e dos incentivos.

O CDA inclui igualmente um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, um representante das associações de emigrantes com presença e atividade na Região, um representante da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um representante do Conselho das Comunidades Portuguesas.

Governo dos Açores | Fotos: DRCom


Sem comentários:

Enviar um comentário