domingo, 7 de abril de 2024

FALECEU A POVOACENSE DE ADOÇÃO FÁTIMA MOTA 15/07/1944 - 06/04/2024

Aos seis dias do mês de abril de 2024, aos 79 anos de idade,  faleceu no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, a Povoacense de adoção Fátima Carmo Mota, natural do Concelho da Lagoa, residente na Lomba do Botão, Freguesia de Povoação, viúva de Gil da Conceição Costa Mota.


Estimada mãe de Luís Filipe Mota e de Ana Paula Cabral.


A Dona Fátima Mota foi professora primária e, é recordada com muito carinho por várias gerações de povoacenses que, com ela, aprenderam a ler e a escrever. Era membro da Direção do Centro Social e Cultural da Lomba do Botão. Era uma pessoa muito ativa e interventiva na nossa comunidade, dócil, amiga, e portadora de um sorriso contagiante.


Testemunho de Sérgio Ventura: 


"A Lomba do Botão perde uma das suas referências e fica cada vez mais pobre! A partida da senhora Professora Fátima Mota deixa um vazio enorme na nossa Comunidade. 


A Dona Fátima, não sendo natural da Lomba do Botão, assumiu-se, desde muito cedo, como uma importante referência de valores familiares, sociais e humanos que marcaram diversas gerações na nossa pequena Lomba. Enquanto professora, demonstrou sempre um elevado dinamismo, competência e dedicação para com os seus alunos. Uma professora da "velha guarda" que era capaz de superar dificuldades e de proporcionar aos seus alunos um vasto leque de ferramentas e conhecimentos que os colocavam no rumo certo para um futuro melhor. O Ensino não era uma profissão para esta Senhora, era uma missão. 


Mas a dedicação da Dona Fátima às causas da nossa Lomba não se limitou apenas ao desempenho da sua profissão. Lado a lado com o seu marido Gil Mota, outra grande referência da nossa Lomba, dedicou-se de corpo e alma à nossa igreja, à promoção da nossa cultura, apoiando e incentivando a concretização das nossas festas e tradições e sobretudo às nossas crianças e aos nossos idosos. Sem ela, muito dificilmente teríamos um ATL e um Centro de convívio a funcionar em pleno. A Dona Fátima era a força que movia o nosso Centro Social e todas as suas atividades. Tive o prazer e orgulho de trabalhar no nosso ATL em coordenação com a Dona Fátima. A sua preocupação em nos proporcionar as melhores condições de trabalho era uma constante. Sempre a pensar nas crianças! Sempre a pensar nos nossos Idosos! "Sérgio temos que fazer com que esta gente não fique presa em casa". 


É incrível como, mesmo nos momentos de grande dor pessoal, nunca deixou de pensar na nossa Lomba. Recordo que, quando me fui despedir do senhor Gil e endossei à sua esposa os meus sentimentos, afirmando que via partir um grande Homem, ela agradeceu e disse-me: " Sérgio, nunca abandones a nossa Lomba! Ela precisa de ti!". 


Obrigado Dona Fátima por toda a sua dedicação e que nossa Senhora de Fátima seja a sua guia para o reencontro com o seu marido no reino dos Céus.


Desejo a toda a família muita força e faço votos para que o orgulho que sentem no percurso desta grande Senhora vos sirva de algum conforto neste momento de dor." 


Que Deus possa acalentar os corações dos seus familiares e amigos neste momento tão difícil da partida da nossa irmã Fátima, e, que, consigam encontrar conforto na palavra de Deus.   Que a sua alma descanse em paz!


O corpo da nossa irmã Fátima Carmo Mota, está em câmara ardente na capela mortuária da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios. O seu funeral realiza-se hoje, domingo, 07 de abril, às 16 horas, partindo rumo à sua última morada, cemitério de Santa Bárbara, Lomba do Carro, Freguesia e Concelho de Povoação.


Um Olhar Povoacense endereça sentidas condolências em especial aos seus filhos, netos e restante família enlutada. Que Deus os ampare neste momento difícil da partida do seu ente querido.

Sem comentários:

Enviar um comentário