quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

ESTRELAS DE BOLSO: OASA LANÇA NOVO ALMANAQUE ASTRONÓMICO NA GORREANA

O Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), irá lançar a edição de 2024 do seu o Almanaque Astronómico, na Fábrica de Chá Gorreana, no próximo dia 12 de janeiro, às 21:00, com a proposta de que qualquer pessoa pode aproveitar a beleza do céu noturno mesmo sem um telescópio.

Este evento pretende também levar ao público uma experiência diferente, num espaço de referência regional, que irá contar com uma pequena apresentação do Almanaque, por parte da equipa do OASA.

Também estará presente a coordenadora da SPEA Açores - Centro Ambiental do Priolo, Azucena Martin, para dar a conhecer o projeto LIFE Natura@night, que tem o objetivo de consciencializar para o aumento da poluição luminosa e a proteção dos céus escuros. O serão terminará com um momento de convívio e uma pequena observação, caso as condições meteorológicas permitam.

"Estrelas de Bolso" é um manual gratuito que pretende ser intuitivo e acessível a todos os curiosos que queiram observar os astros a "olho nu", mesmo aqueles sem qualquer conhecimento astronómico. Para além disto, apresenta as principais efemérides astronómicas para 2024 e um pequeno roteiro com os locais mais escuros e acessíveis para se observar os astros em São Miguel.

O lançamento do Almanaque faz parte do projeto "Um Céu Açoriano" e conta com o apoio da medida PRO-SCIENTIA "Apoio à edição de publicações científicas" através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia.

O Observatório Astronómico de Santana -Açores é um Centro de Ciência, pertencente à rede de Centros de Ciência financiada pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo a divulgação científica no âmbito de temáticas relacionadas com a Astronomia. Com gestão por parte d “A Ponte Norte” – Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, o OASA pretende ser um espaço de diversão e aprendizagem para todas as idades, bem como um espaço privilegiado para a observação dos astros.

Fonte: OASA

Sem comentários:

Enviar um comentário