quarta-feira, 15 de novembro de 2023

CELEIRO DA TERRA QUER NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO PARA MELHOR RESPONDER AOS DESAFIOS DO MERCADO (C/VÍDEO)

A Cooperativa Celeiro da Terra comemorou 25 anos de vida com um almoço convívio oferecido aos colaboradores, cooperadores, entidades e parceiros, que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento e sucesso da instituição.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da Celeiro da Terra, Nilson Vieira, agradeceu o trabalho e a dedicação de todos e aproveitou a presença do representante do governo, o Diretor Regional da Agricultura, para esclarecer que a Cooperativa continua a enfrentar enormes desafios. “Necessitamos urgentemente de construir uma nova unidade de produção, que ofereça mais e melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e que nos permita dar uma maior e melhor resposta a todos os nossos clientes, e com a mesma urgência, necessitamos de garantir junto do Governo Regional dos Açores, o cumprimento do protocolo de colaboração assinado e em vigor com esta Cooperativa. O incumprimento deste protocolo, está a prejudicar gravemente a Cooperativa Celeiro da Terra, que também foi prejudicada pela pandemia, pelo aumento dos custos das matérias-primas, pelo aumento dos custos com a energia e combustíveis e agora também pelo aumento das taxas de juro”.

Nilson Vieira acrescentou que “o silêncio, os adiamentos e a ausência de respostas, não fazem com que o problema desapareça. Apenas prejudicam esta cooperativa e colocam em causa os postos de trabalho, que a mesma cria”, manifestando a total disponibilidade do Conselho de Administração para a resolução do assunto. “Temos a forte convicção, que ultrapassados estes desafios, podemos continuar a crescer, a criar emprego, a dar rendimento aos nossos colaboradores e suas famílias, a dar rendimento aos nossos produtores locais, a produzir produtos de qualidade com os nossos verdadeiros produtos regionais, a valorizar o nosso artesanato regional, a ganhar prémios no exterior e a contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade, apoiando projetos locais e fortalecendo os laços que nos unem. Em tudo isto, estaremos a promover a Marca Celeiro da Terra e a Marca Açores, que ostentamos com muito orgulho”.


Nesta cerimónia, o Vice-Presidente da Câmara da Povoação, Alberto Bulhões, afirmou que a autarquia tem feito um trabalho na valorização das parcerias com as instituições do concelho, “procurando estar sempre de mãos dadas com as mesmas”. E, neste campo, reconheceu o grande mérito da Celeiro da Terra no contexto da promoção turística e no desenvolvimento local. “O reconhecimento generalizado desta Cooperativa enche-nos de orgulho, pela qualidade dos seus produtos que elevam e dão a conhecer o nome da Povoação um pouco por todo o lado, mas também pelo papel que assume na economia local e pelo consequente desenvolvimento integrado que promove do concelho onde está sedeada”.


Recorde-se que a Cooperativa Celeiro da Terra já foi premiada no Concurso Nacional de Licores Tradicionais e Conventuais por nove vezes, tendo ganho, por duas vezes, a Medalha de Ouro com o Licor de Tangerina (2016 e 2022); uma vez com o Licor de Café (2018) e também uma vez com o Licor de Chá (2020). O Licor de Leite (2017) e o Licor de Nêspera (2019) arrecadaram as Medalhas de Prata e o Licor de Uva, a de Bronze (2022). Para além destas distinções, a Compota de Ananás garantiu o Selo “Great Taste” – Melhor Sabor (2016), no certame com o mesmo nome e a Compota de Tomate de Capucho ganhou a Medalha de Prata (2019).


Neste dia festivo, o Conselho de Administração homenageou individualidades que contribuíram para a formação, o crescimento e o sucesso da Cooperativa Celeiro da Terra. Apresentou um novo produto, o licor de limão, como forma de manter a oferta atualizada, e ainda deu a conhecer a nova imagem da instituição que passará por uma fase de transição. “Precisávamos de nos adaptar e abraçar a transformação digital e por esta razão decidimos que esta era a hora de reforçarmos a nossa aposta nos meios digitais, aumentando a nossa presença nas redes sociais, potenciando o nosso website e agora também com a apresentação de uma renovada imagem, mais moderna e mais profissional”, explicou, Nilson Vieira.


A Cooperativa Celeiro da Terra nasceu, no âmbito de um projeto de luta contra a pobreza, denominado “Valorizar”, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, a 9 de outubro de 1998. Esta Cooperativa foi fundada com o objetivo de promover o acesso à formação e integração profissional, apoiar o trabalho de artesãos e produtores locais, bem como comercializar produtos artesanais.


Atualmente, emprega 42 colaboradores, dos quais se incluem alguns em Programas Ocupacionais e Estágios.


Visualize 👀 os vídeos:  👇






Sem comentários:

Enviar um comentário