terça-feira, 14 de novembro de 2023

ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO DO ILUSTRE POVOACENSE ANTÓNIO FERREIRA 19/06/1938 – 14/11/2020

Foi aos 14 dias do mês de novembro de 2020, pelas 10 horas, que rebemos a triste notícia do falecimento do ilustre Povoacense Engenheiro Medeiros Ferreira. Faleceu aos 82 anos de idade, no Centro de Saúde da Povoação, natural da freguesia e concelho de Povoação, residente na Lomba do Cavaleiro, freguesia de Povoação, filho Manuel de Amaral Ferreira e de Maria Rosa de Medeiros Ferreira, era casado com Maria de Lurdes Mota Rocha Medeiros Ferreira.

O ilustre Povoacense Engenheiro Medeiros Ferreira foi Presidente de Comissão Administrativa em 1974/75. Presidente de Câmara Municipal da Povoação, 1979-1982 e 1985-1993. Foi Secretário Regional do Comércio e Indústria no governo de Mota Amaral no ano de 1976 a outubro de 1977, foi formador do CFP, foi aluno e professor da Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, trabalhou na empresa Varela & Cª Lda. na altura da restruturação dos transportes. Enquanto presidente de Câmara fez um trabalho notável pela terra que o viu nascer e crescer. Entre as muitas obras que o seu executivo levou a cabo destaca-se o saneamento básico na Vila da Povoação e nas suas Lombas, asfaltando-as, também tentou construir um complexo desportivo, desde piscinas, a gimnodesportivo, com ligação ao mar, entre muitas outras obras de relevante importância para o desenvolvimento do Concelho da Povoação. Foi agraciado com o título de "Cidadão Honorário do Concelho da Povoação" aquando das comemorações do 171º Aniversário do nosso Concelho. Na vertente desportiva, foi treinador do Mira-Mar Sport Clube e Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD), que tem feito disputar anualmente um torneio com o seu nome, dedicado aos escalões de formação.

Este ilustre filho da terra que partiu rumo a Deus Pai, era um cavalheiro à antiga, sempre cortês, amigo de todos os que com ele lidavam, homem afável, com grande sentido de responsabilidade e visão de futuro. Ajudou e participou em imensas forças vivas deste concelho, contribuindo para as melhorias das mesmas. Um Povoacense com P grande que ficará para todo o sempre ligado à história do nosso concelho.

Nunca será demais relembrar quem por esta nossa terra deu muito de si e do seu saber, deixando, sem dúvida, a sua marca bem vincada no concelho da Povoação.

Que a sua alma descanse em paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário