sábado, 16 de setembro de 2023

DIA DA VIOLA DA TERRA COMEMORADO NA RIBEIRA QUENTE

As Comemorações do Dia da Viola da Terra 2023 contam com uma programação na Ilha de São Miguel, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra, e que decorrerá na Ribeira Quente, freguesia onde está sedeada a Associação. 

O evento principal decorre a 2 de Outubro, pelas 20:00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, com a apresentação da Escola de Violas da Ribeira Quente, apresentação de excerto do documentário “10 Anos de Origens” seguido de Concerto Musical. O evento é de entrada livre. 

Neste quinto ano de programação, ao longo dos quais a Associação tem promovido eventos que já passaram por todos os Concelhos da Ilha, e que têm envolvido Escolas de Violas e grupos que se dedicam à divulgação da Viola da Terra, o evento principal decorre na Ribeira Quente. Quer para valorizar a Escola de Violas da Ribeira Quente, recentemente reactivada, quer para valorizar o trabalho que tem sido desenvolvido por músicos da Freguesia na promoção deste nosso instrumento. 

Também estão agendadas as habituais Sessões de sensibilização nas Escolas, onde há ainda a possibilidade de experimentação da Viola da Terra, e que decorrerão durante o mês de Outubro.

Já a exposição “Violas dos Açores”, da responsabilidade da Associação, inaugurada em 2021 e que já percorreu São Miguel, Graciosa e Terceira, estará patente ao público na Ilha do Pico, inserida no Festival Cordas e na programação da Associação MiratecArts do Dia da Viola. 

O Dia da Viola da Terra- Açores e Comunidades Açorianas é celebrado desde 2019, por diversas entidades e músicos e foi oficializado em 2023 pela Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 20/2023/A. Em 2023 já existe programação conhecida e divulgada na Graciosa, Pico, São Miguel e Terceira, esperando que outras iniciativas surjam em mais Ilhas dos Açores. 

A programação de São Miguel conta com o apoio do Governo dos Açores, da Fundação Inatel, da Câmara Municipal da Povoação e Junta de Freguesia da Ribeira Quente, tendo ainda como parceiros a Associação MiratecArts, a Sons do Terreiro - Associação Cultural e a Palco de Ilusões Produções Audiovisuais e Multimédia.  

A Associação de Juventude Viola da Terra incentiva à organização de outras iniciativas, nas diversas Ilhas dos Açores e Comunidades Açorianas, e poderá ajudar na divulgação das actividades que sejam informadas através do seu correio electrónico: ajvioladaterra@gmail.com.

Acima de tudo apela-se à colaboração entre todos para a valorização e celebração daquele que é o principal instrumento identitário da cultura popular Açoriana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário