As Comemorações do Dia da Viola da Terra 2023 contam com uma programação na Ilha de São Miguel, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra, e que decorrerá na Ribeira Quente, freguesia onde está sedeada a Associação.
O evento principal decorre a 2 de Outubro, pelas 20:00, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, com a apresentação da Escola de Violas da Ribeira Quente, apresentação de excerto do documentário “10 Anos de Origens” seguido de Concerto Musical. O evento é de entrada livre.
Neste quinto ano de programação, ao longo dos quais a Associação tem promovido eventos que já passaram por todos os Concelhos da Ilha, e que têm envolvido Escolas de Violas e grupos que se dedicam à divulgação da Viola da Terra, o evento principal decorre na Ribeira Quente. Quer para valorizar a Escola de Violas da Ribeira Quente, recentemente reactivada, quer para valorizar o trabalho que tem sido desenvolvido por músicos da Freguesia na promoção deste nosso instrumento.
Também estão agendadas as habituais Sessões de sensibilização nas Escolas, onde há ainda a possibilidade de experimentação da Viola da Terra, e que decorrerão durante o mês de Outubro.
Já a exposição “Violas dos Açores”, da responsabilidade da Associação, inaugurada em 2021 e que já percorreu São Miguel, Graciosa e Terceira, estará patente ao público na Ilha do Pico, inserida no Festival Cordas e na programação da Associação MiratecArts do Dia da Viola.
O Dia da Viola da Terra- Açores e Comunidades Açorianas é celebrado desde 2019, por diversas entidades e músicos e foi oficializado em 2023 pela Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 20/2023/A. Em 2023 já existe programação conhecida e divulgada na Graciosa, Pico, São Miguel e Terceira, esperando que outras iniciativas surjam em mais Ilhas dos Açores.
A programação de São Miguel conta com o apoio do Governo dos Açores, da Fundação Inatel, da Câmara Municipal da Povoação e Junta de Freguesia da Ribeira Quente, tendo ainda como parceiros a Associação MiratecArts, a Sons do Terreiro - Associação Cultural e a Palco de Ilusões Produções Audiovisuais e Multimédia.
A Associação de Juventude Viola da Terra incentiva à organização de outras iniciativas, nas diversas Ilhas dos Açores e Comunidades Açorianas, e poderá ajudar na divulgação das actividades que sejam informadas através do seu correio electrónico: ajvioladaterra@gmail.com.
Acima de tudo apela-se à colaboração entre todos para a valorização e celebração daquele que é o principal instrumento identitário da cultura popular Açoriana.
Sem comentários:
Enviar um comentário