sábado, 17 de junho de 2023

OPINIÃO: PLANEAR O FUTURO

TEMOS QUE SER PRÓ-ACTIVOS


Cada vez mais se torna evidente que as pessoas, em geral, só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovoada.


Quando passar mais algum tempo vão deixar de se preocupar com a procura de soluções para os perigos que o nosso território vai continuar a ter.


Fico contente por ter lido que já é consensual que a solução do semi-túnel é a mais adequada para a segurança da actual estrada entre as Furnas e a Ribeira Quente e há vontade de adotar essa solução para o troço que ficou bloqueado no dia 6 de junho recente.


O anúncio de continuar a estudar um “caminho alternativo” para a Ribeira Quente é adequado ao momento e é politicamente correto nesta altura em que foi pedido por algumas vozes.


Mas não foi fácil até agora. Já lá vão 25 anos que esses estudos foram prometidos pelos governos do partido socialista dos Açores.


No entanto foi possível fazer chegar uma equipa de profissionais de saúde por via marítima. Estou convencido que outros recursos poderiam ser disponibilizados se fosse necessário.


Foi em março de 2010 que eu pedi ao meu filho que é desenhador projetista do gabinete técnico da CMP, até por sugestão do vereador José Manuel Carreiro, que fizesse um desenho a ilustrar a minha ideia para a proteção da estrada da Ribeira Quente para a apreciação do presidente de então, o Dr. Carlos Ávila. Nessa altura eu nem sabia que essa solução se chamava um semi-túnel.


Foi assim:


Mas esse senhor não me disse nada até hoje.


Vamos adiante!


De certeza que novas calamidades virão.


Preparando o futuro e até com a preocupação no presente por motivos para além da segurança das populações, pedi uma audiência com a Srª Secretária Drª Berta Cabral que me recebeu em agosto de 2022 para lhe apresentar a minha proposta da Via das Sete Lombas com Ligação ao Eixo Norte das SCUT como a melhor solução para as acessibilidades dentro da bacia geográfica da Povoação e da sua ligação ao resto da Ilha e aquilo que eu penso que é preciso fazer para melhorar muito a ligação entre as Furnas e a Povoação, necessitando apenas de uma obra de maior valor que será uma nova ponte na ribeira do Juncalinho.


Por sugestão do Sr. Engenheiro Fraga, nessa reunião na SRTMI, deixei uma cópia deste desenho:



Não sei até quando vão continuar a estudar essa solução ?


Espero que não demorem mais 10 anos!!!


Gil Borges

Furnas, sábado, 17 de junho de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário