sábado, 12 de novembro de 2022

POSTO DE TURISMO, LOJA CELEIRO DA TERRA E JARDIM DO EMIGRANTE INAUGURADOS “HOJE É UM DIA DE GRANDE ALEGRIA”, DISSE O PRESIDENTE (Com Vídeo)

A Câmara Municipal da Povoação inaugurou sexta-feira, 11 de novembro, o novo Posto de Turismo, a nova loja da Celeiro da Terra e o Jardim do Emigrante. Com um design contemporâneo e ao mesmo tempo atrativo e acolhedor, os novos espaços vêm servir melhor tanto os povoacenses como quem os visita, dando nova vida a uma parte desaproveitada do Gimnodesportivo que agora passa a chamar-se Pavilhão Multiusos da Povoação. “É uma grande satisfação pela concretização das infraestruturas que inauguramos, nomeadamente o novo “Posto de Turismo” na Povoação, a loja do Celeiro da Terra e o agora denominado Jardim do Emigrante, através das quais foi possível por um lado, o aproveitamento do edifício existente do Gimnodesportivo, com uma adaptação e aproveitamento útil, do alpendre da fachada principal do atual edifício do Gimnodesportivo da Povoação que a partir daqui se passa a chamar Pavilhão Multiusos da Povoação, bem como a requalificação do jardim da zona envolvente, com o devido enquadramento na Praça do Município”, explicou o Presidente da Câmara, Pedro Melo, na sessão inaugural.

O autarca esclareceu que “A instalação do novo Posto de Turismo da Povoação, dignifica esta parte do edifício, assim como traz à envolvente uma maior e mais regular frequência de pessoas, muito importante para o desenvolvimento do concelho e da Vila da Povoação, em particular, visitada diariamente e cada vez mais, por muitos turistas. É a partir daqui, mesmo ao lado das portas do povoamento por onde entraram os nossos primeiros povoadores, que vamos receber num local de excelência os nossos visitantes e é a partir deste Posto de Turismo que queremos lavá-los a todos os cantinhos das nossas freguesias… aqui vai se vender POVOAÇÃO, aqui vai-se dar a conhecer o melhor que temos em cada freguesia”.

No seu discurso, Pedro Melo afirmou que “a partir de agora temos um novo espaço de divulgação da informação sobre o destino Povoação, cujo projeto constitui, para além de um veículo para a sua valorização e promoção, o reflexo da aposta do Município, no progresso da atividade turística da Povoação, assente num conceito de modernidade e sustentabilidade”.


O Presidente da Câmara destacou, nesta sua intervenção, os diversos empreendimentos levados a cabo pelo executivo e os que estão prestes a realizar-se, sempre tendo em vista a valorização da sede de concelho. “É notório o esforço que a autarquia tem desenvolvido nos últimos tempos para a valorização desta vila, rentabilizando os espaços de forma sustentada no ambiente natural e dando resposta às necessidades das populações, adaptando-as à realidade dos novos tempos, sempre com soluções viáveis e integradoras. Em processo de concurso temos a 2ª fase da Requalificação da frente marítima da Povoação; a Requalificação do estacionamento da Rua Dona Maria II e das paragens de autocarros, valor de 500 mil euros; adjudicamos hoje, a requalificação da zona envolvente do Jardim Municipal, pelo valor de 161.700 euros. Através da valorização destes novos espaços, a autarquia da Povoação investe na promoção da qualidade de vida da população e fomento turístico, contribuindo assim também, para a dinamização da economia local. Promovendo as suas potencialidades, queremos que o mais lindo dos Açores continue a ser também o mais visitado”.

A Cooperativa Celeiro da Terra, que existe desde 1998 e que conta com 30 postos de trabalho do sexo feminino, inaugurou neste dia a sua segunda loja. Para o Presidente da Câmara “esta instituição, que se destaca pela ampla divulgação e promoção dos sabores locais que a mesma tem conseguido almejar, com reconhecido mérito, dispõe agora de melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade, com significativo impacto na economia local, na dinamização social e na divulgação do Concelho, especialmente nos mercados crescentes relacionados com as atividades turísticas”.

O espaço exterior do Pavilhão Multiusos foi também batizado como “Jardim do Emigrante”. “Assim se chamará a partir de hoje, este belo jardim, num claro reconhecimento das nossas comunidades emigrantes por tudo o que significam para a valorização da nossa identidade social e cultural. Estava a faltar na sede do concelho um espaço dedicado, e a homenagear os nossos emigrantes, que são, sem dúvida alguma, os nossos melhores visitantes, ano após ano. São eles

que estão sempre disponíveis, sempre que nosso concelho precisa de ajuda, quer por motivos de catástrofes, ou outros motivos a que eles sejam chamados a intervir”.

Pedro Melo finalizou o seu discurso agradecendo à “empresa SIMOSIL que executou esta empreitada, o autor do projeto, a MOOD arquitetos na pessoa do arquiteto Manuel Dinis, o Eng. Victor Couto responsável pela fiscalização, bem como aos funcionários da autarquia empenhados na sua concretização do jardim, sob a orientação da Engenheira Carina Costa e do Sr. Fernando Costa que idealizaram e conceberam esta fantástica arborização do espaço exterior”.


O Posto de Turismo e a nova loja da Celeiro da Terra, sexta-feira inaugurados, estarão abertos de segunda a domingo, das 10 às 17 horas.


Discurso na íntegra em vídeo do Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Nuno Melo: 



Sem comentários:

Enviar um comentário