terça-feira, 26 de julho de 2022

CLUBE NAVAL DA POVOAÇÃO FOI ANFITRIÃO DO CAMPEONATO REGIONAL DE ESCOLAS DE VELA - AÇORES (COM VÍDEO)

Decorreu nos passados dias 23 e 24 de julho na Vila da Povoação o Campeonato Regional de Escolas de Vela, um evento que previa 6 regatas não fosse a falta de vento na baía da Povoação, que acabou por trocar as voltas a esta competição. 

É de salutar toda a equipa do Clube Naval da Povoação por todo o trabalho que tem desenvolvido em prol da nossa comunidade e em especial para quem gosta de desenvolver atividades náuticas. 


Foram dois dias com muita juventude na Vila, animaram a beira-mar, deram vida ao porto da Povoação.


Um bem haja a todos os que tornaram possível trazer este Campeonato Regional de Escolas de Vela para a Povoação.


Discurso completo do Presidente do Clube Naval da Povoação, André Ávila, na cerimónia de encerramento:


Exmo Sr Vareador da Camara Municipal da Povoação


Exmo Sr Diretor do Serviço de Desporto da Ilha de São Miguel


Exmo Sr Presidente da Associação Regional de Vela Açores


Exmo Sr Presidente  da Comissão de Regata,  


Caros Atletas e Treinadores


O Clube Naval da Povoação foi fundado em 22 de outubro de 1999 por um conjunto de pessoas amantes do mar e que sentiram a necessidade de criar uma entidade legal que desse cobertura a iniciativas no mar. Não podia estar mais de acordo e em bom tempo assim fizeram.


Em bom tempo inscreveram este clube na Federação Portuguesa de Vela, mantendo sempre as suas quotas em dia e num tempo mais recente adquiriram 5 Optimist.


Estavam criadas as condições para se sonhar com uma escola de Vela nesta baía, na baia onde os primeiros povoadores da ilha de São Miguel escolheram entrar.


Em 2019, fruto de eleições para os órgãos sociais, um conjunto de pessoas decidiram que era tempo de dar corpo a esta pretensão e de criar uma escola onde se pudesse dar os primeiros passos na vela ligeira, onde se visse velas no mar e onde crianças e menos crianças pudessem praticar mais este desporto que é somente o 2º desporto mais complexo.


O Caminho faz se navegando, como costumo dizer tantas vezes e da criação de uma escola até a participação na nossa primeira prova do Campeonato Regional de Vela apenas teve uma pandemia pelo meio.

Neste último ano já fizemos o campeonato completo com 6 atletas e nesta prova fizeram a sua estreia em provas oficiais o Fernando e a Violeta.


Mais uma vez repito o caminho faz-se navegando contraventos e marés ou na procura de bons ventos.


Caros amigos e parceiros


Realizar um evento destes deve ter toda a dignidade que estes jovens atletas merecem, a primeira regata de um velejador será recordada para sempre e temos a consciência que estes que agora começam serão num futuro, próximo o garante da continuidade da vela nos nossos clubes isto será dizer da vela nos Açores.


É para as escolas de vela que devemos dar a nossa atenção e o nosso maior compromisso enquanto clubes e deve ser para as escolas que os apoios públicos devem ser maioritariamente focados. Por melhores atletas que possamos ter em competição é nas escolas de vela que vão surgir os novos atletas, perdurando no tempo este desporto que ensina às crianças, a física, a meteorologia, as marés, os nós, a convivência entre pares, a responsabilidade, a segurança.


Como veem ser atleta de uma escola de vela não é só entrar no barco e ir atrás dos outros até um determinado ponto.


Caros parceiros


Não era possível sequer pensar na realização deste evento sem parcerias, em primeiro Lugar da Associação Regional de Vela dos Acores, cuja presença do Sr presidente muitos nos honra bem como da sempre prestimosa Magda que nos tem ensinado todas as burocracias relacionadas com este desporto, o nosso muito obrigado.


Ao Município da Povoação que desde a hora em que decidi abraçar este projeto do clube naval demonstrou solidariedade e compromisso para embarcar neste desafio, contribuindo com tudo o que está ao seu alcance para as nossas iniciativas incluindo este primeiro grande evento. Da nossa parte reitero o compromisso de captar o que nos for possível ajudando na divulgação do nosso concelho, da nossa baía e mantendo esta dinâmica dos desportos de mar.


Ás Juntas de Freguesia de Povoação, Faial da Terra e nossa senhora dos Remédios que nos tem apoiado durante estes anos o nosso muito obrigado.


Aos empresários e Instituições:


Supermercado APL, Cooperativa Celeiro da Terra, AzorDuarte, Silmonde, Associação de Juventude do Concelho da Povoação, Fundação Ecomar, Grupo Sousa, Restaurante jardim, Restaurante Riquim, Escola Básica e Secundária da Povoação, Geração de Sonho, Bombeiros Voluntários da Povoação, Fernando Ponte Seguros e Zurich, South Cruises Adventure, o nosso mais profundo agradecimento, pois com a ajuda de todos conseguimos fazer esta festa da Vela Ligeira dos Açores, na Povoação.


Há Autoridade Marítima Nacional, aqui na pessoa do Sr Capitão do Porto, o Capitão de Mar e Guerra Rafael da Silva e permita-me esta quebra de protocolo, do Sr segundo Tenente Cruz Alves que desde o início estiveram próximos, e colaborantes tem aqui um parceiro para o que necessitarem, nesta zona da ilha, o primeiro porto seguro para quem vem da Europa como é visível pelos barcos na nossa marina, que tem vindo a crescer de ano para ano. Não esquecendo as zonas balneares do Concelho da Povoação bem como os nossos pescadores quer de recreio quer profissionais.


Aos 8 Clubes visitantes o nosso muito obrigado, pois não fazia sentido pensarmos neste evento sem conseguir trazer este número de clubes e atletas. Passaram a fazer parte da história deste clube e como tal este também é o vosso clube.


Muito obrigado a todos!!



Classificações:


Sem comentários:

Enviar um comentário