sexta-feira, 15 de abril de 2022

PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS | VILA DA POVOAÇÃO 2022 (COM VÍDEO)

Encontro de Nossa Senhora com Jesus (Largo do Município)

Depois das atividades religiosas terem também elas sofrido as restrições devido ao COVID-19, eis que se começa a tentar voltar à normalidade e colocar em pratica as nossas festividades religiosas.


No passado dia 10 de abril, domingo e ramos, pelas 12h00, sairam do jardim da Santa Casa da Misericórdia da Povoação em procissão, os nossos paroquianos ostentando um ramo. Seguiram em direção à igreja matriz para a celebração Eucarística. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).

Passo ornamentado pelo Agrupamento de Escuteiro 766 da Povoação

De salientar que a igreja matriz reabriu neste domingo de ramos depois de ter estado encerrada para obras de pinturas e manutenção.


Por volta das 17h30 deu-se início à organização da procissão do Senhor dos Passos, sendo notória a presença de alguns jovens e os menos jovens em grande número a fim de integrarem o cortejo solene pelas principais ruas da Vila da Povoação.


As procissões do Senhor dos Passos em Portugal começaram por volta do século XVII em consequência de pregações Franciscanas.


Tudo começou com a necessidade de uma maior exteriorização da Paixão do Senhor, havendo uma participação mais direta das pessoas, o Calvário era ao vivo no altar da Igreja.

Procissão a aproximar-se do Passo da Santa Casa da Misericórdia da Povoação

Quem se lembra o Grupo União Juvenil (GUJ) da Povoação?


O GUI foi um grupo criado pelo Sr. Padre Cláudio e que marcou uma geração de povoacenses. Este grupo era constituído por jovens rapazes e raparigas ligados à igreja, que orientados pelo Sr. Padre Cláudio encenaram a Paixão do Senhor de forma superior, inclusive foram convidados a percorrer as salas de espetáculo da nossa ilha para apresentar a peça teatral. Todos os espetáculos por eles apresentados mereceram sempre casa cheia e críticas muito positivas.


No dias que correm a realidade é outra e, a era moderna veio desfazer aquilo que marcava a diferença antigamente, a união dos jovens em contribuir ativamente e de forma voluntária para diversificadas causas e projetos culturais com sentimento e muita alegria. Tudo isso infelizmente foi-se perdendo ao longo dos tempos.

Ao tom a Banda Filarmónica Marcial Troféu saiu a procissão com bastante afluência dos paroquianos, dando-se o ponto alto desta Procissão no Largo do Município com o encontro de Nossa Senhora com Jesus, ouvindo-se os cânticos pelas bonitas vozes dos homens e mulheres que compõem os nossos grupos corais. De seguida ouve-se o sermão proferido pelo Sr. Padre Tiago Tadeu natural da Ilha Terceira, Pároco das Paróquias de Ponta Garça e Ribeira das Tainhas. Um sermão proferido num tom de voz alto e claro, com uma linguagem muito simples e esclarecedora a todos os fiéis, transmitindo todo o simbolismo da Procissão do Senhor dos Passos. Foi simplesmente fascinante ouvi-lo.


Hoje em dia tudo é diferente. Pode mesmo dizer-se, que a tradição já não é o que era. os pequenos detalhes estão a ser esquecidos - poucas são as janelas que se cobrem com colchas ao passar a Procissão, já nem todos cobrem as ruas com os incensos, a ornamentação dos passos alteraram-se, etc.


Visualize abaixo o vídeo da procissão do Senhor dos Passos:



Sem comentários:

Enviar um comentário