quarta-feira, 6 de abril de 2022

FILARMÓNICA PENHA DE FRANÇA DÁ INÍCIO ÀS CELEBRAÇÕES DOS 75 ANOS DE ATIVIDADE (COM VÍDEO)

SM Nª Sr.ª Penha de França

A Sociedade Musical de Nossa Senhora Penha de França iniciou as comemorações do seu 75º Aniversário, no dia 3 de abril, com uma visita ao Cemitério para homenagear todos os músicos, diretores, sócios já falecidos que ao longo da sua extensa história fizeram parte desta Associação. A cerimónia continuou já no interior da igreja com a banda a dinamizar a eucaristia.


No dia 14 de maio, as celebrações continuam com a receção à comitiva da Banda da Zona Militar dos Açores, onde está previsto um jantar com a mesma, entidades oficiais, religiosas e civis. À noite está programado um concerto na igreja paroquial.

No dia 15 as cerimónias oficiais começam com o descerramento de placa em azulejos em homenagem aos 75 anos da banda. De seguida, decorrerá uma palestra com um breve historial da filarmónica e homenagem a todos os Presidentes da Direção, depois, decorrerá um pequeno concerto comemorativo com a participação especial de todos os ex-músicos interessados e interpretação de Hino dos 75 anos da Sociedade Musical de Nossa Senhora Penha de França.


O bolo e o convívio serão guardados para o final do concerto onde serão cantados os parabéns à Sociedade Filarmónica pelo seu Septuagésimo Quinto Aniversário.


Recorde-se que foi a 20 de maio de 1947 que os estatutos da filarmónica foram registados e foi a partir desta data que começou a funcionar em pleno, proporcionando aos seus associados o recreio por meio de instrução da arte musical, mantendo também uma filarmónica que alcançou meios para sua sustentação, tocando nas festas e solenidades públicas e particulares. Este ano, por coincidir com a festividade do Senhor Santo Cristo dos Milagres a direção decidiu realizar as comemorações da filarmónica mais cedo.


Ao longo da sua história muitos foram os músicos, dirigentes e maestros que passaram e deixaram o seu cunho pessoal pela banda de Água Retorta. No caso dos fundadores e maestros destacam-se Duarte Raposo do Couto Resendes, António Cabral Pereira e Baltazar Franco, atual maestro desta filarmónica.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


Sem comentários:

Enviar um comentário