sábado, 30 de abril de 2022

CONVÍVIO DO EXECTUIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE FURNAS, COM A CONFRARIA DO BUTELO E DA CASULA DE BRAGANÇA, NA SEDE DA HARMÓNICA FURNENSE

No passado dia 6 de abril do corrente ano de 2022,   alguns elementos que fazem parte da Confraria do Butelo e da Casula de Bragança, juntaram-se para um convívio de confraternização com o Executivo da Freguesia de Furnas, na Sede da Harmónica Furnense, local escolhido para o efeito. Os elementos da referida confraria, deslocarem-se a esta bonita Freguesia de Furnas, no intuito de experimentarem o cozido confeccionado no solo das Caldeiras das Furnas, cujas carnes foram as típicas daquela zona do Norte. Curioso, é que aquele cozido levou feijão e apenas só carnes suínas, conforme a tradição daquela zona de Bragança. Na realidade, eu desconhecia aquele tipo de cozido acompanhado de feijão,  em comparação com o nosso tradicional cozido de cá que não leva aquele grão. No entanto, salienta-se que o mesmo estava impecável, saboreava-se e bem, conforme transcrevo o seguinte, publicado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Povoação: “Foi excecional. Estava com um pouco de receio, mas o resultado superou muito as nossas expetativas. Os sucos das carnes cozidas naquele vapor deram às casulas um sabor formidável, qualquer coisa que não dá para explicar”, afirmou Olivério Marcelino, Vice Grão-Mestre da Confraria do Butelo que acrescentou já estar na mira uma nova vinda, mas desta vez com um grupo alargado da confraria para o mês de novembro para repetir a experiência.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de provar a diversidade das águas das Furnas e visitar algumas paisagens do município. Este encontro contou com o apoio da Câmara da Povoação, Junta de Freguesia de Furnas e da Sociedade Harmónica Furnense”..


Num ambiente de festa, fiz-me representar pela Direção da Harmónica Furnense, como Vice-presidente da mesma, num ato simbólico e de muita simpatia entre todos. Os convívios, ou até mesmo, os intercâmbios são muitos calorosos quando são recheados de verdadeiras amizades, carinho e respeito mútuo entre todos, com uma boa dose de humildade á mistura. Posso afirmar, e através de outros convívios ou intercâmbios de diversas áreas, que já me fiz representar em tantas outras ocasiões,  tanto desportivas, sociais,  como culturais, ou até mesmo entre diferentes ocasiões, que podemos considerar grupos de autênticas famílias, muitas vezes não de sangue, mas de corpo e alma com o se diz na gíria popular. Contudo, é sempre de salutar/benéfico encontros dessa natureza, porque promove-nos e enriquece-nos cada vez mais o “estatuo”  bem estar e social, visto querer-nos ou não, estamos num ambiente meramente familiar e digno e muita harmonia com muito carinho e amor e foi assim essa tarde do referido dia já acima mencionado. 


A todos um bem hajam!


Furnas, 29 de Abril de 2022.

João Costa Bril.

Sem comentários:

Enviar um comentário