quinta-feira, 24 de março de 2022

SOLENIDADE DE PASSOS NO PITFURNAS – “POSTO DE TURISMO DE FURNAS”

No passado dia 13 Março do corrente ano, uma vez mais não se realizou a procissão de “Nosso” Senhor dos Passos, há semelhança do que aconteceu o ano passado na Freguesia de Furnas, e um pouco por todo o lado,  uma vez que estamos a viver um período menos bom devido á pandemia, COV-19. 


A Paróquia de Furnas da ouvidoria da Povoação enchia-se  para viver um dos momentos mais solenes da Quaresma através da Procissão de Passos.


As ruas por onde a imagem do Senhor passava, “as pessoas juntavam-se e  preparavam com arte e com alma, os passos da via-sacra que nos faz recordar os últimos momentos da Paixão de Cristo”.

Contudo e como já é hábito o Posto de Turismo de Furnas, faz lembrar as tradições da nossa ilha através de exposições temáticas muito bem organizadas e explicativas a quem visita aquele local, tanto a nível cultural como religioso.


Desta feita a temática da exposição patente no referido Posto de Turismo é um “Passo”, a que chamamos de Arte Sacra, é uma espécie de repetição do caminho de Jesus, desde o Pretório até ao Calvário.


Deste modo, também, e “não obstante a sua história secular, a Romaria Quaresmal Micaelense é bem actual. Ela proporciona ao fiel o retiro espiritual onde poderá redescobrir os valores cristãos e aproximar-se do seu Criador num aprendizado vivo e real da fé e consciencialização da verdadeira dimensão do Homem no Universo”, assim, no Posto de Turismo de Furnas, também está patente uma pequena demonstração das nossas romarias, conforme se pode ver através das fotos. 

João Costa Bril.


É de salutar o excelente trabalho das funcionários do Posto de Turismo das Furnas, que amante da sua terra, das suas raízes, faz lembrar as nossas tradições e orgulhosamente apresenta-as a quem nos visita. 


Um Olhar Povoacense endereça reconhecidos parabéns a este Posto de Turismo da Região Autónoma dos Açores pelo seu dinamismo e astúcia com que desenvolve estas importantes exposições.


Sem comentários:

Enviar um comentário