terça-feira, 8 de março de 2022

RAFAEL CARVALHO DISPONIBILIZA ONLINE O SEU SEGUNDO ÁLBUM, “PARALELO 38”

O músico açoriano Rafael Carvalho disponibilizou, no seu canal de YouTube, o seu segundo álbum a solo intitulado “Paralelo 38”.

Rafael Carvalho

Em 2014 o músico apresentava este trabalho discográfico, com 14 faixas, contando com alguns originais seus e ainda arranjos de modas do Cancioneiro Açoriano.


“Paralelo 38” trouxe a novidade do diálogo da Viola da Terra com o Violoncelo, o Contrabaixo, o Violino e até a Gaita-de-Fole, contribuindo para a continuidade da divulgação da Viola da Terra e a sua aproximação a novos públicos. Ao mesmo tempo, a Percussão tem um papel importante e com muita inovação, em algumas das peças do álbum.

A Viola aparece, também, a solo, resgatando algumas variações instrumentais recolhidas pelo músico ao longo dos anos e já quase em desuso, mas também aparece acompanhada, em algumas modas tradicionais, pelo Violão.


Rafael Carvalho tem o seu canal de YouTube desde Outubro de 2008. O mesmo foi iniciado com o objectivo de colocar vídeos que ajudassem à divulgação do instrumento e à aprendizagem do mesmo em qualquer parte do mundo. Mais de uma década depois o músico já disponibilizou mais de 1000 vídeos, com centenas de peças tradicionais ou adaptadas e com inúmeras aulas de Viola da Terra.

O canal de YouTube “carvalhorafa1980” tem, agora, uma playlist com as 14 faixas do CD “Paralelo 38”, pretendendo disponibilizar estes conteúdos para todos, garantir a continuação da sua divulgação e trazer a Viola da Terra e os trabalhos editados em “disco físico” para as plataformas digitais.


Em Março de 2019 o músico já disponibilizara o seu primeiro álbum, “Origens”, e, em Agosto do mesmo ano, disponibilizou online o primeiro volume do seu “Método para Viola da Terra”.


Enquanto prepara um novo álbum para 2022, comemorativo dos 10 anos de “Origens”, composto apenas por originais, o músico entende ser importante ir partilhando os trabalhos editados no passado, pois o seu principal objectivo é serem ouvidos e dar a conhecer a riqueza da nossa Viola da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário