sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PERÍODO DE ISOLAMENTO PROFILÁTICO DEVIDO À COVID-19 VAI SER ENCURTADO

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou na tarde de quinta-feira o centro de testagem para despiste da covid-19 na Praia da Vitória e, questionado sobre a eventual redução do período de isolamento profilático nos Açores, à semelhança do que vai acontecer no continente e na Madeira, para sete e cinco dias, respetivamente, adiantou que “está elaborada a proposta de alteração à circular que regula a matéria” estando a mesma em análise.


“Os especialistas apontam para mais que uma solução, mas por volta destes números haverá claramente uma redução”, frisou, garantindo o anúncio da decisão para o início da próxima semana.

Sobre a abertura dos centros de testagem para despiste da covid-19 em São Miguel e na Terceira, o governante relevou a adesão de várias entidades ao projeto, como autarquias, associações de bombeiros, hospitais e unidades de saúde de ilha. 


“É com natural felicidade que no final de um ano duro como este sentimos que ainda há este sentido de solidariedade e vontade de partilhar responsabilidades e, sobretudo, vontade de partilhar soluções”, disse, à margem da visita ao centro de testagem instalado no pavilhão junto ao estádio municipal da Praia da Vitória.

Clélio Meneses confirmou a abertura de dois centros de testagem na Terceira e quatro em São Miguel e anunciou que outros dois abrem durante hoje na ilha de São Miguel e “provavelmente” um no Faial.


O Secretário Regional adiantou que nas ilhas onde não há centros de testagem gratuita nem laboratórios convencionados “é possível através da unidade de saúde de ilha, ter acesso ao teste de forma gratuita, por determinação da Direção Regional da Saúde”.


Célio Meneses sustentou ainda que este tipo de testagens só termina “quando deixar de ser necessário conforme é agora ou quando houver respostas privadas que permitam ao serviço regional de saúde fazer tudo o que é necessário”.


“A previsão que temos é que vamos ter ainda dias com muitos casos e as próximas semanas vão ser de intensidade de casos, mas ao mesmo tempo que temos essa perceção que pode gerar alguma preocupação, também temos a perceção que este aumento de casos, não tem uma repercussão direta e imediata ao nível daquilo que temos de ter preocupação que são os internamentos e os óbitos”, frisou.


Governo dos Açores | Fotos: SRSD


Sem comentários:

Enviar um comentário