quarta-feira, 10 de novembro de 2021

FALECEU O PROFESSOR DOUTOR JOSÉ HONORATO GAGO DA CÂMARA BOTELHO DE MEDEIROS, O SENHOR DO MONTE SIMPLÍCIO

Foto de: Jornal Seara Verde

Recebemos a triste notícia o falecimento do ilustre Professor Doutor José Honorato Gago da Câmara Botelho de Medeiros.

O Senhor do Monte Simplício

Faleceu hoje, 10 de novembro de 2021, em São Paulo no Brasil, aos 79 anos de idade, o ilustre Professor universitário Doutor José Honorato Gago da Câmara Botelho de Medeiros, filho segundo de José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, III Visconde do Botelho, casado com D. Maria Cândida Baeta Neves.

Estimado pai de Luís Filipe Baeta Neves do Botelho de Medeiros, casado com Nádia; Gustavo Adolfo Baeta Neves do Botelho de Medeiros, casado com Ângela; José Honorato Gago da Câmara do Botelho de Medeiros (Tato), casado com Mariana e Ana Cândida Baeta Neves Botelho de Medeiros.

O Senhor do Monte Simplício, também conhecido por cá como grande benemérito. Na Povoação o seu pai doou à Câmara Municipal da Povoação o edifício onde hoje funciona a biblioteca para que fosse criado um museu, um fim que não foi cumprido, foi também doado o terreno ao Mira-Mar Sport Clube com o objetivo de dar assistência aos pescadores (um cunho perfeitamente social que também foi desvirtuado). A Fundação dos Botelhos doou do Monte Simplício, na Lomba do Loução, madeiras de forro para as mais variadas situações. Já pelo Doutor José Honorato foi doado o terreno para os Escuteiros construírem a sua sede, bem como resolução de abastecimento de água para a Lomba do Loução. Deste 1979 que o Doutor José vinha visitar o Monte Simplício todos os anos com a sua família e com amigos.

Sem dúvida que ficaremos mais pobres com a partida deste ilustre cidadão com forte ligação ao Concelho da Povoação e que em muito contribuiu com dádivas de relevante importância para a nossa comunidade. Estamos certos que a Fundação dos Botelhos de Nossa Senhora da Vida que foi fundada pelo III Visconde Botelho em 1952, continuará a desenvolver os seus objetivos para que foi criada, que são o de promover a cultura, a educação e a benemerência.

O seu funeral realiza-se amanhã, 11 de novembro com Missa de Corpo Presente às 12h00 na capela Santa Gertrudes, partindo logo após rumo à sua última morada, cemitério Parque das Palmeiras, na cidade de Rio Claro.

Um Olhar povoacense endereça as mais sentidas condolências à sua esposa D. Maria Cândida Baeta Neves, aos seus filhos Luís Filipe, Gustavo, José Honorato (Tato) e Ana Cândida, aos seus netos e restantes familiares.

Doutor José Honorato


1 comentário: